Você já ouviu falar em comunicação de eliminação?
O método surge como opção para o desfralde precoce e sugere que mães incentivem seus filhos a utilizar o vaso sanitário antes mesmo dos seis meses de vida
Recentemente, uma blogueira provocou polêmica ao divulgar que seu filho, de apenas cinco meses, já utiliza o vaso sanitário. O método conhecido como Elimination Communication (EC), criado pela escritora Ingrid Bauer, tem sido adotado por mães que enxergam na técnica uma forma de economizar e, ao mesmo tempo, reduzir os impactos no meio ambiente, assim como evitar problemas relacionados ao uso das fraldas, como assaduras, por exemplo.
Para que o método de desfralde seja bem sucedido, é preciso ter paciência, tempo e muita atenção aos sinais do seu filho. A idade ideal para tirar a fralda depende da família, podendo ser aos seis meses ou até antes, nesses casos. Mas, normalmente, o procedimento acontece a partir dos 18 meses, quando a criança já começa a ter consciência do que está acontecendo.
Apesar de ter adeptas e admiradoras, a prática de incentivar o uso da privada com poucos meses de idade não agrada a todos, principalmente alguns especialistas, que consideram a iniciativa prejudicial para o desenvolvimento fisiológico dos bebês, podendo gerar também problemas psicológicos. Além disso, com o retorno das mães ao trabalho, a falta de tempo torna o EC mais difícil de ser mantido.
Mas quem quiser tentar o método e tiver dúvidas quanto à higiene, não precisa se preocupar. Utilizar o vaso sanitário não aumenta o risco de exposição a bactérias. No entanto, a limpeza deve ser feita com frequência. A blogueira Manuela Tasca, que utiliza o EC no seu filho Luca, sugere o uso de um penico exclusivo para a criança. Já quando banheiros públicos forem utilizados, a recomendação é segurar o bebê sem encostar no vaso.