Medula Óssea

Congelamento e armazenamento de células-tronco hematopoiéticas da medula óssea e sangue periférico.

Hemocord disponibiliza serviço a centros de transplante de medula óssea

O transplante de células-tronco hematopoiéticas (transplante de medula óssea) constitui-se em uma estratégia terapêutica frequentemente empregada no tratamento de pacientes com doenças onco-hematológicas, imunológicas e genéticas.

As indicações mais comuns desse transplante são para crianças ou adultos com idade igual ou inferior a 70 anos, nas situações de doenças hematológicas malignas, falência medular, hemoglobinopatias, distúrbios metabólicos, imunodeficiências, neuroblastomas, retinoblastomas, osteosarcomas e outros tumores sólidos.

Transplante de medula óssea
Transplante de medula óssea

As células-tronco hematopoiéticas podem ser armazenadas para uso posterior, caso não haja indicação para sua infusão a fresco. Vários recursos tecnológicos permitem o armazenamento dessas células por 24 anos ou mais. A manutenção da viabilidade das células submetidas ao congelamento dependerá de dois fatores: a capacidade de resistir ao dano mecânico oriundo da formação de cristais de gelo no seu interior e/ou desidratação, e o bloqueio das vias enzimáticas do ciclo celular.

Para tanto, o congelamento escalonado é essencial para evitar danos às células, e o armazenamento em temperaturas menores que -80°C é importante para a manutenção da viabilidade celular após períodos de armazenamento superiores a dois anos.

Atento a esse cenário, o Hemocord disponibiliza aos centros transplantadores ou aos centros coletadores, a estrutura e a tecnologia necessárias para o congelamento e armazenamento de células-tronco hematopoiéticas da medula óssea e sangue periférico, com congelamento gradual automatizado e posterior armazenamento em tanques de nitrogênio, sob temperaturas ultra baixas (inferiores a -150°C).

Nosso laboratório utiliza técnicas e equipamentos para criopreservação e armazenamento seguindo normas padronizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Food and Drug Administration (FDA), fundamentais para o sucesso terapêutico.

Transplante de medula óssea
Método de processamento e criopreservação

O melhor método de processamento e criopreservação das células hematopoéticas da medula óssea

Quase a totalidade dos centros de transplante utilizam o método manual de congelamento de medula óssea. Sabe-se que esse método não é o melhor para obter o maior número de células-tronco viáveis no momento do transplante.

O protocolo do Hemocord, realizado com equipamento automatizado que permite resfriamento lento e programado – cerca de 1ºC por minuto – é essencial para o controle contínuo do processo de congelamento, além de evitar a formação de cristais de gelo no interior das células. Tais cristais de gelo podem romper a membrana celular, reduzindo o número de células viáveis para o momento do transplante².

Curva de congelamento programado gradual da amostra – CryoMed Freezer – Thermo Scientific

O melhor método para o armazenamento das células: em tanques de nitrogênio

Quase a totalidade dos centros de transplante utilizam o método de armazenamento da medula óssea em freezers mecânicos, a -80oC, que permitem validade de apenas 2 anos do material.

O protocolo do Hemocord consiste no armazenamento em tanques de nitrogênio, preservando o material entre -170oC e -196oC. Esse armazenamento em temperaturas ultrabaixas previne a formação progressiva de cristais de gelo no interior das células, que acabam lesionando-as com o passar do tempo e reduzem sua viabilidade. Além disso, o armazenamento em nitrogênio bloqueia as vias enzimáticas do ciclo celular, o que previne seu desgaste e envelhecimento³.

Estudos comprovaram que o armazenamento de células da medula óssea em temperaturas abaixo de -130°C, proporciona maior estabilidade e recuperação de células no momento do uso, comparado ao material que permaneceu em freezer mecânico, a -80°C (método tradicional)4.

Cryomed - congelamento lento e programado.

Cryomed – congelamento lento e programado.

Tanques de Nitrogenio para armazenamento a longo prazo.

Tanques de Nitrogenio para armazenamento a longo prazo.

Referências:

1. Bone Marrow Transplantation, 2010; 45(2): 219-34 / 2. Bone Marrow Transplantation, 1996; 17: 425-430 / 3. Criobiology 1999; 38: 140-153 / 4. Transfusion, 1972; 12:312-316.

Como contratar

  • 1

    Contato

    Entre em contato com um consultor. Seu caso será discutido e agendado com nossa equipe técnica.

  • 2

    Leia o contrato

    Leia o Contrato de Prestação de Serviços.

  • 3

    Envie o contrato

    Você receberá o Contrato de Prestação de Serviços para assinatura. Envie-o imediatamente ao Hemocord.

  • 4

    Coleta

    Nossa equipe estará presente no Hospital para a retirada do material após seu procedimento.

  • 5

    Contato após a coleta

    Após o processamento, o laboratório enviará por e-mail as informações sobre o material coletado ou entrará em contato telefônico nas 48 horas posteriores. Dessa forma, solicitamos que um dos telefones esteja disponível, em caso de necessidade, para receber esse contato.

Ficou com
alguma dúvida?

Fale agora com um dos nossos consultores

Contrate agora
o Hemocord.

Veja como contratar nossos serviços.