Amamentação: O que a mãe pode ingerir ou deve evitar?

Alimentação da Lactante Hemocord Magazine

Durante o período de amamentação, alguns cuidados com a alimentação da lactante devem ser tomados, pois essa fase será tão importante quanto às precauções tomadas durante a gravidez e irá influenciar na qualidade do leite que é produzido para o bebê. Alguns alimentos que a mãe ingere durante a amamentação podem provocar cólicas na criança, como por exemplo: leite de vaca e alguns de seus derivados, feijão, brócolis, nabo, couve-flor e outros que provocam gases, portanto é importante evitá-los. Frituras, embutidos, refrigerantes, biscoitos e bolos também não são recomendados, pois todos possuem grandes quantidades de gordura e açúcar. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas nessa fase.
Já alimentos como frutas, cereais, legumes e verduras são os mais indicados. Além disso, é fundamental ingerir bastante água para ajudar na produção do leite (cerca de 2 litros de líquidos), além da água presente nos alimentos. Chás podem ajudar a suprir a quantidade de água necessária, porém alguns tipos não são recomendados no período de amamentação por causarem desconfortos ao bebê.
O indicado é consultar um médico antes de incluir alimentos na dieta de quem está amamentando.
 
Acompanhe outras notícias sobre gravidez, saúdepesquisas e estudosvida de bebê, entre outros assuntos, no blog Hemocord Magazine ou baixe os aplicativos dos nossos parceiros.