Era uma vez um livrinho…

Você sabia que além de ajudar a criança a ser mais criativa, a leitura estreita laços familiares?
Hoje em dia, com toda essa tecnologia ao alcance dos pequenos, a grande maioria dos pais deixaram de lado a leitura de histórias na hora de dormir (ou em qualquer outro momento). São muitos joguinhos no iPad, desenhos na televisão, vídeos no youtube que conquistam a atenção e interesse das crianças todos os dias. Afinal, essa nova geração nasceu na era digital, não é mesmo? Sim, isso é verdade. Mas ainda é muito importante manter o costume da leitura.

Histórias, sejam elas de ficção ou não, têm um papel muito importante do desenvolvimento infantil: estimulam a imaginação, aguçam a curiosidade e ajudam no desenvolvimento da linguagem escrita e oral.

E se vocês acham que não têm talento para contar histórias, muito provavelmente não perceberam que passam muito tempo fazendo isso. Na hora de escovar os dentinhos sempre tem aquela conversa da mamãe narrando toda uma historinha para explicar a importância desse costume. Por que devemos comer legumes? Quem é o papai noel? E o coelhinho da páscoa?

Claro que se você tiver um pouco de atriz, vai deixar a hora da leitura mais empolgante. Por isso, se achar necessário, ensaie um pouco antes. Mesmo que este não seja o seu caso, o clima mágico pode ser criado no ambiente: a iluminação, o lugar (pode ser dentro da casinha de bonecas) ou um pouco de música. Tudo vale para ver aqueles olhinhos brilhando, menos o “amanhã a gente termina”. Esse tipo de frase pode deixar a criança ansiosa.

Não duvide, leve seu filho até uma livraria e escolham juntos o que vão ler hoje a noite. Além de fomentar o hábito da leitura, você vai dar muitas boas ideias para os sonhos do seu pequeno.