Curtir o desenvolvimento do seu filho é sempre maravilhoso

Acompanhar o desenvolvimento dos bebês desde o nascimento é encantador. Conforme vão ficando maiores, eles vão descobrindo o mundo e nos surpreendendo com o desenvolvimento de sua coordenação motora, que vai melhorando a cada dia, bem como de sua capacidade de concentração, que vai integrando o bebê ao mundo a sua volta.

A partir dos 2 anos, eles começam a buscar mais independência. Incentive isso, deixando-os escovar os dentes, usar os talheres na hora da comida e procurar seus brinquedos prediletos.

Nessa etapa da vida, a brincadeira é uma das atividades mais importantes para se aprender a interagir com  o mundo e a se tornar socialmente competente. Por isso, comece a dar instruções na hora da brincadeira, ensinando coisas simples, como: pegue os brinquedos e guarde na caixa, por exemplo, ou chute a bola para mim.

Crianças nessa idade adoram imitar o que os adultos fazem, como varrer o chão ou recolher folhas do quintal. Dê, portanto, uma vassoura ou um ancinho de brinquedo para ele te ajudar. Além disso, mostre como colocar o bichinho de pelúcia para dormir, assim como você faz com ele.

Brincadeiras ao ar livre sempre são mais divertidas e são essenciais para que seu bebê possa desenvolver a coordenação motora, curtindo todo o espaço. Aproveite bem os parquinhos, mas sempre atento à segurança dos pequenos.

Outro ponto essencial no desenvolvimento do seu filho é o convívio com outras crianças. Brincar com amiguinhos é a melhor maneira de seu pequeno aprender a se socializar. Desde que estejam seguros, deixe-os resolver como brincar juntos, mesmo se a brincadeira for mais paralela do que interativa.