Bebê nasce e salva irmão da Leucemia
Acompanhe a história do menino iraniano que recebeu transplante duplo de sangue de cordão
Quando o quarto filho do pescador iraniano Ghalandari nasceu, a família sabia que suas vidas iriam mudar. Mas jamais imaginaram os períodos tão difíceis que viriam pela frente.
Foi no sexto ano de vida do pequeno Mohammad que uma doença grave assolou a família. Depois de vários episódios de febre noturna inexplicáveis, uma certa noite o menino convulsionou devido à alta temperatura corporal. Para investigar o ocorrido e vendo a piora do estado do filho, os pais do menino o levaram para atendimento na capital. Após muitas viagens, exames, avaliações de várias equipes médicas, veio o diagnóstico: Mohammad estava com Leucemia Mieloide Aguda.
Apesar de iniciar o tratamento imediatamente, a quimioterapia não foi suficiente para curar a doença. Depois de um longo período de tentativas de tratamento sem sucesso, foi sugerido um transplante de células-tronco para tentar curar o pequeno Mohammad. Na busca de um doador familiar, nem os pais ou seus 5 irmãos foram compatíveis para poder doar sua medula óssea. Assim, Mohammad seguiu com as sessões de quimioterapia. “Foram dois anos de hospitalizações e tentativas de tratamentos. Um desespero acompanhar nosso filho com tanta dor, sem poder fazer nada”, desabafou Ghalandari.
Um dia no Hospital, acompanhando o filho no tratamento, a mãe de Mohammad foi alertada por uma enfermeira a não permanecer naquela área caso estivesse grávida, por conta da radiação emitida. Apesar mãe de Mohammed afirmar que não era gestante, a enfermeira solicitou o teste de gravidez apenas para segurança. E surpresa: o resultado foi positivo. Foi então que os médicos sugeriram o uso do cordão umbilical no tratamento do filho doente e a família procurou um Banco de Sangue de cordão para realizar a coleta. No dia do nascimento do sétimo filho do casal, o sangue foi coletado e realizado o teste de compatibilidade. E para a alegria de todos, o sangue do cordão do bebê foi compatível com Mohammad. Porém, a quantidade de sangue coletada não foi suficiente para o transplante, e então os médicos optaram por suplementar a amostra com sangue de cordão de outro bebê, disponível no banco público. Ou seja, Mohammad recebeu um transplante de sangue de cordão duplo, que determinou a cura de sua doença.
Já fazem 12 anos desde estes últimos dias de dificuldades e lágrimas. Além da cura da leucemia de Mohammad, o casal também festejou a chegada do oitavo filho. Hoje Mohammad é estudante e se prepara para entrar na Universidade. Para orgulho do pai, pretende ser professor.
Esta e outras histórias de superação podem ser acompanhadas na íntegra no site Parent’s Guide to Cord Blood Foundation. Disponível em: >t https://parentsguidecordblood.org/en/news/7th-child-provides-cord-blood-save-older-sibling <