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Acreditação: um grande diferencial para as instituições de saúde

Nesta entrevista, a especialista em Sistemas de Gestão da Qualidade, Katiane Carniel, explica os diferenciais de uma instituição oficialmente acreditada e fala sobre o reconhecimento dessa distinção diante do mercado de saúde em nível nacional, uma conquista comemorada recentemente pelo Hemocord.

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O que significa para uma instituição de saúde ser “acreditada”?

Indica a validação da qualidade prestada em todos os serviços, da segurança dos clientes em escolher um serviço e dos colaboradores em atuarem numa instituição reconhecida e homologada. O mais importante é assumir o compromisso com a melhoria contínua dos serviços (tecnicamente) e no seu modelo de gestão.

Em linhas gerais, o que muda nos processos internos para um acreditado?

Eleva-se o nível do gerenciamento dos processos através da instrumentalização gerencial e de novos padrões de qualidade. Com isso, aumenta a percepção de competitividade no mercado, diminuindo o tempo de resposta a clientes, concorrentes, fornecedores e parceiros. Isso torna o negócio cada vez mais assertivo. A instituição assume o compromisso de administrar as falhas, gerando soluções e primando pela prevenção contínua nas atividades.

Quais os benefícios para quem contrata o serviço de uma instituição acreditada?

O compromisso com o cliente, em relação a transparência, a busca constante pela qualidade, a segurança do serviço prestado e o que se considera obrigação de todo serviço de saúde: a entrega do que foi contratado pelo cliente. O diferencial, porém, é a eficácia do serviço prestado.

Qual a sua percepção sobre a conquista de uma acreditação e quais são os desafios futuros?

Toda instituição de saúde tem o dever de garantir aos seus clientes o melhor serviço prestado e isso requer um serviço eficaz, sem as chamadas ”meias entregas” ou “entregas parciais”. O cliente não compra uma parte do nosso serviço, ele adquire a confiança, a segurança, o compromisso, a técnica, a qualidade das informações prestadas, a prontidão de resposta, a disponibilidade e, principalmente, o atendimento pleno das suas necessidades. Quando entendemos a magnitude do papel de cada processo, fortalecemos a empresa frente ao mercado. A conquista da acreditação é o inicio de uma nova caminhada, essencialmente no atendimento às necessidades dos clientes e no desenvolvimento e aprimoramento do que chamamos de modelo gerencial.

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