4 dicas de preparação para a fase da pré-escola

A maioria das crianças, especialmente na primeira infância, tende a ser mais impactada por mudanças de rotina. Então, quando o assunto é o início da pré-escola, o melhor que os pais podem fazer é preparar os pequenos para uma nova fase.
Nesse momento é preciso lembrar que a novidade não será apenas no ambiente escolar. Muito provavelmente toda a rede de apoio da criança será alterada, com novos coleguinhas, professores, entre outras pessoas. Portanto, mesmo o pequeno que já frequenta a creche, precisará ser preparado emocionalmente para esse momento.
A criança precisa ser instigada a desenvolver sua independência e habilidades sociais. Assim, a novidade terá menos impacto para filhos e pais. Confira algumas dicas:
1. Estimule a socialização
Se a criança não convive com outras da mesma idade ou não está acostumada a grandes grupos de pessoas, a adaptação social é bastante necessária. Uma forma de auxiliar o pequeno é promover brincadeiras com coleguinhas, frequentar mais praças infantis ou matricular a criança em alguma atividade em grupo, como futebol, balé e natação.
2. Desperte o interesse do seu filho pelos gostos dos coleguinhas
Demonstrar interesse no outro é uma das melhores formas de socializar, independente da idade. No caso das crianças, o interesse pela vida dos colegas auxilia nos vínculos pessoais, assim como no entendimento do conceito de individualidade.
Antes do começo das aulas, o estímulo pode acontecer ao despertar a curiosidade pelos futuros coleguinhas. Depois, os pais devem incentivar a criança a interagir com a turma, perguntar sobre os gostos pessoais e estimular a participar de atividades com diferentes colegas.
3. Prepare a criança para ouvir e aceitar a demanda de tarefas contínuas
Se a falta de atenção for um problema em casa, no ambiente escolar isso tende a ser mais acentuado. Por isso é importante estimular a criança a seguir instruções por etapas. Em casa isso é possível com coisas bem simples, como tirar os sapatos e guardar no lugar certo, escovar os dentes e depois pentear os cabelos, tomar café da manhã e depois buscar a mochila.
4. Fique confortável com o até logo
A despedida entre pais e filho é muito importante no início da nova rotina. Pode ser difícil, mas existem formas de amenizar a separação por curtos períodos.
Antes do início das aulas os pais podem programar a rotina com a participação da criança. Por exemplo, quem vai levar para a aula, quem vai buscar. Depois, com o início das aulas, dizer adeus de forma alegre e com segurança já ajuda, assim como incentivar a criança a entrar na aula antes dos pais virarem as costas.
Além disso, planejar atividades em conjunto, por mais simples que possam parecer, também pode tornar a despedida mais leve. Por exemplo, antes de sair de casa, escolha o cardápio da janta ou o livro para a hora de dormir.