viajar com crianças

Cuidados ao viajar com crianças e bebês

Viajar é sempre um período de grandes descobertas e até grandes aventuras. Conhecer novos lugares não é só explorar o mundo ao nosso redor, é explorar um pouco mais sobre nós mesmos, enquanto sociedade e enquanto pessoas. E isso não é diferente para as crianças.

Aventuras estão por toda parte, e é justamente isso que elas estão procurando. As crianças amam viajar porque sempre há aquele misto de sonho com novas descobertas… Entretanto, como todo passeio para crianças, alguns cuidados são fundamentais.

Ao planejar uma viagem com a garotada, é preciso ter uma lista de cuidados a serem seguidos. O principal deles é o destino! Crianças ficam cansadas com facilidade, por isso, precisam de lugares estimulantes e com programação que também incluam elas, como parques, zoológicos, praias, piscinas etc.

Além disso, é importante reservar momentos para elas, e abrir mão de alguns passeios exclusivamente adultos! Preparar uma boa mala, com bastante troca de roupa e alguns brinquedinhos (principalmente para os mais novos e bebês) também pode ser uma boa solução.

Precauções com a saúde ao viajar com crianças e bebês

Um item que não pode faltar na lista é referente à saúde da criançada. Durante a preparação da viagem e ao longo dela, este é um fator que não pode sair da lista, uma vez que, fora de casa, os perigos podem aumentar!

É fundamental, por exemplo, pesquisar por hospitais pertos do local onde a família ficará hospedada ou irá passear. Essa listinha com endereços e telefones úteis pode ser salva no bloco de notas do celular! Outra dica é verificar com a empresa do convênio médico os locais de atendimento, se este for o caso. Por isso, verifique antes de sair de casa, se a carteirinha está dentro da mala.

Há ainda alguns lugares que precisam de mais cuidados com a vacinação. Aliás, isto é um pré-requisito no passaporte, por exemplo. Por isso, é importante pesquisar a região e verificar quais são as vacinas necessárias, além de conferir na carteira de vacinação da criança.

A alimentação também é outro item importante na lista da saúde. É comum crianças apresentarem intoxicação alimentar durante viagens. Por isso, os pais devem se preocupar com o local da alimentação, a higienização e o tipo de alimento. Para os mais novos e bebês, evitar alimentos muito diferentes, “exóticos”, é o ideal.

Viagens para adolescentes

Além das crianças, os adolescentes também precisam de atenção durante o planejamento de uma viagem. O ideal é pensar em ambientes descolados, com passeios tanto diurnos quanto noturnos. Adolescentes gostam de ambiente para a socialização, como festas.

Há diversos destinos ideais para os jovens. A dica é deixá-los participar da programação e escolha do destino. Além disso, é interessante verificar a programação dos lugares e escolher aqueles que oferecem passeios mais divertidos e fora do senso comum.

Lugares famosos pela gastronomia, pela moda, pelas festas e pelo estilo de vida, como Londres, Nova York, e Amsterdã, são totalmente jovens e descolados. Já no Brasil, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, estão entre os destinos favoritos da garotada.

Não só viajar, mas também ler com os filhos é uma forma de aproximar a família e compartilhar os assuntos das diferentes gerações. Descubra quais livros estão conquistando os corações e mentes dos jovens.