lanche saudável

Como preparar um lanche saudável e gostoso para a escola

As aulas estão voltando e a preocupação com a rotina alimentar das crianças aumenta. Mesmo que os pais ensinem dentro de casa a comer alimentos saudáveis, na escola o mundo é diferente. A criança terá contato com os lanches dos colegas e com a cantina da escola, que pode oferecer opções pouco saudáveis, como balas, refrigerantes e salgadinhos industrializados.

Para evitar esse tipo de alimento, você pode preparar um lanche saudável. É importante pensar nos nutrientes e na energia que a criança precisa para estudar e aprender bem, mas também se deve levar em consideração os gostos da criança. Não adianta ser saudável se ela não vai querer comer!

Por isso, aqui vão algumas dicas de como preparar um lanche delicioso e nutritivo!

Como preparar o lanche para a hora do intervalo dos pequenos?

Na hora do intervalo, seu filho já vai ter tomado o  café-da-manhã há algumas horas, mas ainda estará longe do almoço. O lanche deve satisfazê-lo, mas não deixá-lo “estufado”, o que pode causar sonolência na hora da aula. Meça bem as porções. Para manter o equilíbrio, o ideal é que o lanche contenha uma bebida, uma fruta e um bolo, sanduíche ou biscoito.

Bebida:

Ela é muito importante para repor os líquidos perdidos. Para mantê-la fresca, coloque em uma garrafa térmica. Sucos naturais, água e água de coco são as bebidas mais recomendadas. Se preferir iogurte ou leite, veja se é possível que a escola armazene.

Frutas:

Fontes de carboidratos e fibras, as frutas dão energia e deixam o lanche mais fresco e saboroso. É melhor utilizar frutas que não precisam ser descascadas, como maçãs e uvas, ou fáceis de descascar, como a banana. Se preferir outro tipo, prepare-a pouco antes de a criança sair de casa, para garantir que não estrague.

Bolo, sanduíche ou biscoitos:

Os biscoitos devem ser integrais, salgados ou doces sem recheio. Os bolos não devem ter cobertura. Se possível, deve ser  integral. O sanduíche pode levar pão integral com um queijo branco, uma proteína magra (peito de peru, frango) e alguma salada.

Dicas gerais

Essas dicas vão ajudá-lo a fazer um lanche mais saudável e saboroso para o seu filho!

  • Elabore um cardápio de lanches junto com seu filho, para ter certeza de que os lanches serão saudáveis e incluirão tudo o que ele gosta.
  • Prepare a lancheira com antecedência e armazene-a em local apropriado para facilitar sua rotina.
  • Prefira alimentos feitos em casa. Produtos industrializados têm grandes quantidades de açúcar, gordura, sódio, conservantes e corantes.
  • Você pode preparar sucos naturais com antecedência, congelando-o em forminhas de gelo. Então, você só precisa colocar na garrafa e, na hora do lanche, seu filho vai ter um suco fresquinho para beber.
  • Para agilizar o preparo, você também pode fazer vários bolinhos integrais, em formas de cupcake, e deixar no congelador. Um dia antes da aula, tire um do congelador e coloque na geladeira. No outro dia, está pronto para ir para a lancheira.

E se ele compra o lanche na escola?

Se seu filho já compra o lanche na cantina, é mais difícil controlar o que ele come. O que você pode e deve fazer é ensiná-lo desde sempre o que é mais saudável, consumindo guloseimas de vez em quando, mas optando pelo mais natural no dia a dia. Você também pode conversar com os professores e coordenadores e pedir ajuda para cuidar da alimentação de seu filho.

Algumas escolas já oferecem a opção de cartões pré-pagos em suas cantinas. Com eles, os pais podem carregar certa quantia e, quando seus filhos fazem a compra, recebem uma avaliação nutricional daquilo que eles estão consumindo. Entre os cartões estão o Nutrebem e o HoneyBee.

Com os cuidados certos, seu filho terá uma rotina mais saudável e gostosa na escola, e terá a energia de que precisa para aprender sempre mais!