Estou cansada de estar grávida! | Hemocord Magazine

Estou cansada de estar grávida!

Calma! Essa frase não é coisa de mulheres sem talento para a maternidade. Muitas futuras mamães, mesmo que felizes pela chegada do bebê, cansam-se de tantas mudanças físicas e de humor. Isso é bastante normal. Pergunte a qualquer pessoa se fazer xixi 20 vezes por dia é confortável, ou se ter os pés inchados e sentir azia o tempo todo é prazeroso.

Quando a gestante chega ao sexto ou sétimo mês, é comum que os incômodos da gestação comecem a trazer consequências. Você sabia que 10% das mulheres têm depressão durante a gestação? Por isso, não confunda cansaço e mal humor com tristeza constante. Claro que ninguém está feliz o tempo todo, afinal, um dia triste acontece na vida de todo mundo.

Antes de mais nada, faça coisas que te deem prazer, pense mais em você. Marque um almoço com suas amigas, vá fazer as unhas, dê uma massagem de presente a você, namore bastante, faça exercícios físicos (sempre com a autorização do seu médico, é claro), fale de banalidades. Não deixe que o único assunto seja a gestação e o bebê.

Mas, se você notar que os dias tristes estão se tornando repetitivos demais, converse com seu médico. A depressão pode fazer mal para a gestante e para o bebê. É essencial estar atenta, pois esses sintomas podem ser tratados com terapia e, inclusive, com medicamentos antidepressivos, se necessário.