Como motivar o filho a estudar

Como motivar seu filho a estudar?

Fazer seu filho tomar gosto por estudar nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda mais se ele é o único da casa que ainda estuda.

Nesse caso, como é possível motivá-lo? Neste post, levantamos as possíveis razões para o desinteresse  e algumas dicas para motivar seu filho e fazer com que ele tenha mais ânimo para os estudos.

Por que seu filho não quer estudar?

Para algumas pessoas, estudar é um prazer. Elas se encontram entre os livros e exercícios, são movidas pela curiosidade e sempre querem aprender mais. Mas essas pessoas não são a maioria. A maioria, por outro lado, acha que estudar é algo penoso e difícil.

Isso é ainda mais verdadeiro quando se trata de crianças ou adolescentes: um adulto que não gosta de estudar o faz mesmo assim porque enxerga os impactos positivos e imediatos que os estudos têm em sua carreira, por exemplo. Isso não acontece com crianças e adolescentes.

Mas por que seu filho não quer estudar? Existem vários motivos possíveis, incluindo:

  • Não se sente acolhido na escola;
  • Tem dificuldade de fazer amigos e se sente sozinho em sala de aula;
  • Quer sair para brincar e se divertir, mas o dever de casa fica “no caminho” entre ele e a diversão;
  • Vê os estudos como uma punição ou uma obrigação penosa;
  • Não entende o impacto dos estudos na vida dele;
  • Tem dificuldades de aprendizado e não consegue entender a matéria;
  • Não consegue se adaptar ao método de ensino e acha as aulas tediosas.

Conversar com ele é a melhor maneira de descobrir os motivos. Mas perguntar os motivos diretamente pode ser um erro fatal, especialmente com adolescentes, já que eles podem se sentir intimidados.

Em vez disso, procure desde cedo ter a escola como um assunto corriqueiro em casa. Pergunte todos os dias como foram as aulas e o que ele aprendeu, estimule-o a falar sobre os trabalhos e deveres de casa, dê espaço para que ele compartilhe histórias dos colegas de classe etc.

Assim, você pode entender aos poucos a falta de vontade de estudar e descobrir a melhor maneira de ajudá-lo.

Como motivar seu filho a estudar?

Criar um ambiente apropriado, explicar a importância dos estudos, estar presente e conversar sobre o assunto são algumas maneiras de motivar seu filho a estudar.

Confira algumas dicas:

Ajude seu filho a criar metas

Assim como no mundo profissional, na escola as metas funcionam como um motivador – já que você está indo em uma direção com um propósito. Por isso, tente fazer com que seu filho crie metas que possam ajudá-lo a estudar.

Elas podem ser pequenas, de curto prazo, como estudar uma hora por dia durante uma semana. Com o passar do tempo, elas podem ser mais ousadas e exigir mais esforços. Isso cria um senso de competição com suas próprias capacidades, e seu filho vai querer se superar cada dia mais.

Vocês podem até mesmo criar um sistema de recompensas para quando ele atingir essas metas – com as crianças, isso pode virar um jogo divertido!

Reconheça e exponha as conquistas deles

Você pode achar um exagero quando pais colocam o boletim ou os trabalhos dos filhos na porta da geladeira, mas essa exposição é uma maneira de incentivar as crianças. Elas se veem reconhecidas e sabem que um bom trabalho vai ser admirado.

Sempre reconheça as conquistas e fale sobre o quanto está feliz com seu progresso.

Encoraje seu esforço

Reconhecer e elogiar são bons motivadores, mas ambos são úteis quando o trabalho já está feito. Para motivar seu filho a fazer os trabalhos, você deve também reconhecer seus esforços – mesmo que os resultados não sejam tão bons. Ponha o foco no processo.

Estimule-o a estudar de diversas formas

Estudos não são apenas livros, lápis e borracha. Assistir vídeos e documentários, fazer experimentos, brincar e ficar ao ar livre também podem ser formas de estudar. Estimule-o a experimentar todas elas.

Estudar não precisa ser uma tarefa penosa ou difícil, e a melhor forma de motivar seu filho é mostrando que todo esforço é válido e que todo momento pode trazer um novo aprendizado.

Muitos pais que querem motivar seus filhos a estudar também querem que eles leiam mais. Você sabe como estimular o hábito da leitura em crianças e adolescentes? Veja aqui!