Dicas para café da manhã das crianças divertido e atraente

Dicas para deixar a rotina do café da manhã das crianças mais divertida

O café da manhã é a principal refeição do dia, inclusive para as crianças, pois auxilia diretamente no desenvolvimento, crescimento e ainda proporciona energia para as tarefas e brincadeiras ao longo do dia. Além disso, uma boa alimentação nas primeiras horas do dia favorece a concentração e ajuda a evitar lanches fora de hora.

No entanto, algumas crianças não sentem fome de manhã, ou se deixam vencer pela sonolência e evitam qualquer gasto de energia desnecessário. Há ainda os pequenos exigentes, que não aceitam qualquer alimento, seja pelo motivo que for.

Nessas situações o uso da criatividade se faz necessário! Preparar uma refeição mais lúdica e atrativa para as crianças pode ser a diferença entre resmungos matinais ou uma rotina de café da manhã prazerosa para todos.

Por isso preparamos algumas dicas para deixar o café da manhã das crianças mais criativo! Continue lendo post para conferir.

 

O que as crianças precisam ingerir no café da manhã

Antes de tudo, é necessário saber quais alimentos devem fazer parte do café da manhã. A regra número um é a alimentação balanceada. Os alimentos devem ser, preferencialmente, coloridos e frescos ou que exijam alguma forma de preparo. Se possível, evite os embutidos e industrializados.

Além disso, o café da manhã deve ser composto por alimentos distintos, ricos em diferentes nutrientes. Basta compor a refeição com uma porção de cada um desses alimentos:

Frutas: são fontes de frutose, um açúcar cheio de benefícios. As frutas podem ser ingeridas in natura/cruas ou como sucos.

Lácteos, leite animal e vegetal, abacate e oleaginosas:  são boas fontes de proteínas e gorduras boas. Se consumidas com moderação, fazem bem.

Pães, bolos, aveia, chia e linhaça: são uma excelente fonte de carboidratos. A preferência deve ser sempre pelos alimentos integrais.

 

Café da manhã divertido e atraente para as crianças

 Não basta apenas manter a variedade de alimentos. A tarefa do café da manhã precisa ser desenvolvida para despertar o interesse das crianças e, com o tempo, tornar-se um hábito agradável para elas.

Para isso, pais e familiares precisam não só de disposição, mas de organização. A rotina matinal com crianças pode exigir bastante tempo e preparo, que variam muito conforme a atitude dos adultos em relação ao desafio. Confira algumas dicas:

Planejamento

Caso a rotina dentro e fora de casa demande muito tempo, planejar as refeições ou preparar alguns itens com antecedência, como na noite anterior, pode facilitar muito.

As frutas podem ser cortadas, os sanduíches podem ser montados e os bolinhos de diferentes tipos assados, tudo com antecedência e sem pressa.

Um despertar  tranquilo

A criança não deve ser acordada de forma brusca, com uma ordem ou batida forte na porta. O despertar deve ser suave, para que ela não inicie o dia com uma rotina estressante.

Ajuda na preparação

A criança também pode ajudar na preparação do café da manhã, caso exista tempo e disposição para um pouquinho de sujeira. Elas podem distribuir pratos e talheres, servir o pão, o cereal ou até acordar outras pessoas para participar da refeição.

Objetos divertidos

Pratos, talheres e copos estampados com personagens favoritos sempre são uma boa pedida. Além disso, uma louça colorida ou com o nome de cada integrante do lar pode deixar a refeição mais atraente.

Momento em família

Criar um momento em família, em que a companhia dos familiares vire uma memória afetiva e divertida, é muito importante e vale para todas as refeições. Neste sentido, a convivência é um grande exemplo. Participar das refeições e consumir alimentos em comum com as crianças pode ser um grande estímulo para os pequenos.

Prato divertido

Usar os alimentos de forma criativa é um dos principais atrativos para o café da manhã. Vale tudo, desde montar desenhos e palavras no prato com a ajuda dos alimentos, até cortar ou espalhar os itens de formas diferentes dentro do recipiente. A internet é uma ótima ferramenta de inspiração para isso!

As frutas podem ser picadas em formatos diferentes, com a ajuda de uma faca ou forminha. O pão pode ser cortado em diferentes formatos. Redondo, em formato de coração ou estrela, por exemplo. Sanduíches ou panquecas com olhinhos e bocas também são opções fáceis. Além deles, o uso de canudos divertidos para os copos de suco ou leite são formas práticas de estimular o interesse no alimento.

 

Além disso, as crianças pequenas costumam ficar encantadas com pratos cheios de repartições ou cada alimento em um tipo de potinho. Quanto mais volume na mesa e coisas para serem observados, melhor.