{"id":196,"date":"2013-12-23T20:21:58","date_gmt":"2013-12-23T23:21:58","guid":{"rendered":"https:\/\/hemocord.com.br\/magazine\/?p=196"},"modified":"2024-04-10T08:08:15","modified_gmt":"2024-04-10T11:08:15","slug":"o-desenvolvimento-da-crianca-e-seus-desvios-quando-suspeitar-que-algo-nao-vai-bem","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/hemocord.com.br\/o-desenvolvimento-da-crianca-e-seus-desvios-quando-suspeitar-que-algo-nao-vai-bem\/","title":{"rendered":"O desenvolvimento da crian\u00e7a e seus desvios. Quando suspeitar que algo n\u00e3o vai bem?"},"content":{"rendered":"

Todos n\u00f3s sonhamos com a maternidade\/paternidade como uma oportunidade \u00edmpar de nos realizarmos como seres humanos atrav\u00e9s, n\u00e3o s\u00f3 da perpetua\u00e7\u00e3o de nossa esp\u00e9cie, mas deixando marcas como m\u00e3es \/pais que conceberam filhos que contribuir\u00e3o para tornar esse mundo maior e melhor. Mas como atingir este objetivo?<\/p>\n

Como pais preocupados com o futuro de nossos filhos devemos desde cedo preocuparmo-nos\u00a0 com a gesta\u00e7\u00e3o, o parto e o desenvolvimento neuro-psicomotor de nossos filhos.<\/p>\n

A palavra \u201cDesenvolvimento\u201d refere-se ao processo de evolu\u00e7\u00e3o biol\u00f3gica e psicol\u00f3gica que ocorre entre o nascimento e a idade adulta e que faz com que o\u00a0 indiv\u00edduo progrida de uma\u00a0 situa\u00e7\u00e3o de depend\u00eancia total para uma situa\u00e7\u00e3o de autonomia completa. O desenvolvimento adequado se deve \u00e0 intera\u00e7\u00e3o entre fatores gen\u00e9ticos e fatores ambientais. \u00c9, por isso, um processo complexo e din\u00e2mico, baseado na matura\u00e7\u00e3o neurobiol\u00f3gica e, em correla\u00e7\u00e3o cont\u00ednua com aspectos psicol\u00f3gicos e sociais.<\/p>\n

As aquisi\u00e7\u00f5es nas v\u00e1rias \u00e1reas do desenvolvimento s\u00e3o relativamente uniformes, e seguem um encadeamento l\u00f3gico, por exemplo, antes do beb\u00ea sentar vai\u00a0 ter de controlar a cabe\u00e7a. As altera\u00e7\u00f5es no desenvolvimento s\u00e3o frequentes e, sua identifica\u00e7\u00e3o \u00e9 fundamental para o bem estar da crian\u00e7a e da fam\u00edlia. Faz parte da vigil\u00e2ncia em sa\u00fade infantil a pesquisa de sinais de alarme no desenvolvimento para um posterior encaminhamento \u00e0 uma consulta especializada, ocasi\u00e3o na qual ser\u00e3o feitos diagn\u00f3stico e tratamento adequados. Os pais e cuidadores devem estar alertas para os sinais de alarme em cada idade chave do desenvolvimento no primeiro ano de vida:<\/p>\n

Sinais de alarme no 1\u00ba semestre<\/strong><\/span><\/p>\n

3\u00ba m\u00eas<\/strong><\/em>
\n– N\u00e3o controlar a cabe\u00e7a; m\u00e3os persistentemente fechadas; pernas e bra\u00e7os r\u00edgidos em repouso; pobreza de movimentos
\n– N\u00e3o fazer contato visual; n\u00e3o \ufb01xar nem seguir objetos com o olhar
\n– Sobressaltos com qualquer ru\u00eddo
\n– N\u00e3o sorrir; chorar e gritar quando \u00e9\u00a0 tocado<\/p>\n

6\u00ba m\u00eas<\/strong><\/em>
\n– N\u00e3o controlar a cabe\u00e7a; n\u00e3o\u00a0 sentar com apoio; pernas r\u00edgidas e passagem direta \u00e0 posi\u00e7\u00e3o de p\u00e9 quando se tenta sentar; n\u00e3o apoiar os p\u00e9s no ch\u00e3o; postura muito r\u00edgida \u2028ou muito \u201cmole\u201d
\n– N\u00e3o seguir objetos; n\u00e3o pegar objetos (com as duas m\u00e3os); estrabismo manifesto e constante
\n– N\u00e3o responder \u00e0 voz ou ao seu nome; n\u00e3o vocalizar
\n– N\u00e3o gostar de estar no colo de ningu\u00e9m (prefere ficar no bercinho); ser desinteressado pelo ambiente; n\u00e3o sorrir e\/ou dar gargalhadas; ser muito irritado e\/ou inconsol\u00e1vel<\/p>\n

\u00a0Sinais de alarme no 2\u00ba semestre<\/span><\/strong><\/p>\n

9\u00ba m\u00eas<\/strong><\/em>
\n-N\u00e3o sentar sem apoio; n\u00e3o estender os bra\u00e7os; n\u00e3o levantar a cabe\u00e7a; quando sentado n\u00e3o usar as m\u00e3os para brincar; permanecer sentado e im\u00f3vel sem procurar mudar de posi\u00e7\u00e3o
\n– N\u00e3o transferir objetos de uma m\u00e3o para a outra; n\u00e3o levar objetos \u00e0 boca; engasgar-se com facilidade; estrabismo
\n– N\u00e3o reagir aos sons; vocalizar monotonamente ou perder a vocaliza\u00e7\u00e3o
\n– Ser ap\u00e1tico e n\u00e3o distinguir familiares<\/p>\n

12\u00ba m\u00eas<\/strong><\/em>
\n-N\u00e3o conseguir levantar sozinho; n\u00e3o engatinhar (ou forma equivalente); n\u00e3o aguentar o peso nas pernas; permanecer im\u00f3vel, n\u00e3o procurar mudar de posi\u00e7\u00e3o
\n-N\u00e3o usar gestos simples: apontar, abanar a cabe\u00e7a; n\u00e3o bater dois objetos um no outro; n\u00e3o apontar para objetos; n\u00e3o pegar nos brinquedos ou faz\u00ea-lo s\u00f3 com uma m\u00e3o; n\u00e3o \u2028 mastigar\u2028- Sobressaltos com qualquer ru\u00eddo; n\u00e3o dizer nenhuma palavra; n\u00e3o responder \u00e0 voz
\n– N\u00e3o fazer gestos simples como dizer adeus ou abanar a cabe\u00e7a; nunca seguir a face humana;<\/p>\n

A identifica\u00e7\u00e3o de sinais de alarme no desenvolvimento da crian\u00e7a com ou sem fatores de risco conhecidos (por exemplo: prematuridade, baixo peso ao nascimento, infec\u00e7\u00e3o cong\u00eanita) dever\u00e1 sempre ser realizada\u00a0 levando em considera\u00e7\u00e3o os demais par\u00e2metros do crescimento infantil, como o peso e a altura. Isto facilitar\u00e1 o diagn\u00f3stico e permitir\u00e1 a interven\u00e7\u00e3o precoce e a implementa\u00e7\u00e3o de estrat\u00e9gias que realcem o potencial m\u00e1ximo de cada crian\u00e7a.<\/p>\n

Liselotte Menke Barea<\/strong>
\nProf Neurologia da UFCSPA<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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