Vida de bebê dentro do útero

Se você está grávida deve estar louca para ver a carinha do seu bebê, não é mesmo? Hoje em dia isso não é um problema difícil de resolver. Os exames de ultrassom já mostram tudo o que o bebê está aprontando enquanto está na barriga da mamãe.  Eles chupam o dedo, piscam, dormem e ainda bocejam durante o dia. Conforme vão crescendo, exercitam-se, esticando as pernas e braços, abrem e fechando as mãos, pegam e soltando o cordão umbilical.

feto3D

Mas você tem dúvidas de quando deveria sentir o bebê se mexer. Ele parece estar muito quietinho? Saiba que é só a partir da décima semana que seu pequeno é considerado um feto, antes disso ele é um embrião que flutua no útero.  Além disso, apenas 8% dos movimentos do bebê, desde a sua formação até a hora do parto, podem ser notados. Quer saber o que é possível ver no ultrassom e sentir na gestação?

– A partir da 10 semana o bebê começa a se mexer, fazendo movimentos gruscos e outros mais suaves, que não são percebidos facilmente.

– Na 23 semanas, o bebê pode piscar, mas ele faz isso muito rápido. Além de ser muito escuro, é mais ou menos quando a gente abre o olhos em baixo da àgua. Não é muito confortável.

– Na 33 semana o bebê começa a ouvir tanto o que há lá dentro com ele como o que acontece do lado de fora.

– Conversas e massagens são bem-vindas sempre. O bebê sente desde um toque na barriga até sua mamãe conversando, o que lhe passa a sensação de segurança.

E atenção, mamães! Quando a gestante fica tensa, provoca uma descarga de adrenalina no sangue, que pode passar para a placenta e acelerar o batimento cardíaco do feto. Por isso, muita calma e tranquilidade.