Viajando com o bebê – Parte 2

Se você está pensando em viajar com seu bebê por primeira vez, antes de mais nada, é preciso ter alguns cuidados para evitar surpresas desagradáveis, especialmente longe de casa e longe do pediatra. Primeiramente, informe o médico de seu filho sobre os planos da viagem, assim ele poderá orientar os papais de como agir para que a experiência seja tranquila para a família toda.

Normalmente, entre o sétimo e décimo dia de vida é feita a primeira consulta com o pediatra. Espere até a segunda consulta para sair novamente. O bebê, nesse período, precisa mamar e descansar. As viagens estarão liberadas depois que o bebê receber todas as vacinas necessárias e estiver habituado a uma rotina de horários específicos para amamentação, sono, banho e troca de fraldas.

E se você tem dúvidas sobre o destino ideal, saiba que pode ser os mais diversos, desde que tome alguns cuidados. Se a opção for uma praia, a atenção deve ser redobrada. Bebês não devem ser expostos ao sol após as 10 horas da manhã e só podem usar filtro solar a partir dos 6 meses. Também é importante hidratar a criança com maior frequência.

Outra dúvida bastante frequente entre os pais é a idade ideal para viajarem com bebês novinhos de avião. As companhias áreas aceitam crianças que tenham, no mínimo, 7 dias de vida. Porém, médicos sugerem que esse prazo seja maior para evitar o contágio de doenças. O ideal é que a criança tenha, pelo menos, três meses de vida.