Transplante de medula óssea: combinar com sangue de cordão mostra sobrevida maior
No encontro anual da Sociedade Americana de Hematologia, que aconteceu em dezembro de 2023, foram apresentados resultados de um estudo multicêntrico e randomizado com 268 pacientes com Leucemia Mieloide Aguda que receberam transplantes de células-tronco.
Ao longo da última década, transplantes de medula óssea haploidênticos (com compatibilidade de 50%) foram utilizados para a maioria dos transplantes de adultos pela falta de doadores de medula óssea compatíveis. Os dados do trabalho apresentado no evento apontaram que a sobrevida global em 3 anos foi melhor após transplantes de células-tronco que combinaram sangue do cordão umbilical com medula óssea haploidêntica, ao contrário de um transplante “haplo” isolado para Leucemia Mieloide Aguda.
E nos anos anteriores, 2021 e 2022, o mesmo grupo de pesquisadores também publicou os resultados de tratamento em 112 pacientes com leucemia linfocítica aguda, e em 255 pacientes com anemia aplástica. Em todos estes grupos de pacientes, a adição de sangue do cordão umbilical ao transplante haploidênticos levou a melhorias estatisticamente significativas na sobrevivência global.
Bibliografia consultada
Parent’s Guide to Cord Blood Foundation. Haplo-Cord Survival Better than Haplo Transplants Alone Disponível em: > https://parentsguidecordblood.org/en/news/haplo-cord-survival-better-haplo-transplants-alone <