Porque o bebê fica doente na creche?
Quando o bebê completa 4 meses, normalmente, começa a frequentar a creche devido ao fim da licença-maternidade. É justamente nessa fase que surgem os resfriados, febres e outros sintomas com mais frequência.
Muitos são os motivos para que isso aconteça. O sistema imunológico de uma criança de até 2 anos, ainda está em formação. Quando ela vai à creche, essas defesas são estimuladas mais cedo, pois começa a ter contato com outras crianças e adultos. Portanto, é normal ter febre, viroses e infecções nessa idade.
Para diminuir os riscos de ter seu filho constantemente doente, fique atenta a algumas dicas na hora de escolher a creche:
– prefira creches com salas com poucas crianças por ambiente.
– as salas da creche devem possuir boa iluminação do sol e ventilação natural.
– prefira ambientes com revestimentos dos pisos e paredes de fácil limpeza;
– os funcionários que cuidam das crianças devem ser bem treinados e orientados, e com a carteira de vacinação em dia, incluindo, de preferência, a vacina sazonal contra a gripe;
– mantenha uma comunicação clara e transparente com a escola;
– não deixe crianças doentes frequentar a creche ou escolinha;
– prefira escolinhas com supervisão pediátrica, para orientar funcionários e solucionar problemas de saúde que possam surgir;
– prefira creches com profissional treinado na área de enfermagem
Importante: Mantenha a vacinação do seu filho sempre em dia e nunca mande-o doente para a creche (evita que ele contamine outras crianças ou mesmo contraia outras doenças, por estar com a imunidade abalada.)