Perigos do andador infantil: saiba quais os riscos para o bebê

Para muitos pais, o andador infantil ajuda a criança a dar os primeiros passos entre 6 e 15 meses de vida. Mas para os especialistas, esse objeto não deveria ser utilizado em momento algum, pois só apresenta desvantagens para o bebê. Desde 2013, a venda de andadores é proibida em todo território nacional. A justiça do Rio Grande do Sul tomou a decisão em resposta a uma ação civil pública da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que diz que o aparelho prejudica no desenvolvimento das crianças e também pode causar acidentes graves.
Entre os perigos do andador destacados por especialistas estão o risco de traumatismo, decorrente de quedas em escadas, e o retardamento da atividade muscular da criança. Segundo o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), as marcas comercializadas não apresentavam requisitos mínimos de segurança. Em uma análise de dez empresas de andadores, nenhuma foi aprovada. Apenas o Brasil e o Canadá proíbem a venda de andadores.
 
Acompanhe outras notícias sobre gravidez, saúdepesquisas e estudosvida de bebê, entre outros assuntos, no blog Hemocord Magazine ou baixe os aplicativos dos nossos parceiros.