O que considerar na hora de organizar o ensaio Newborn

Ensaio Newborn

Não faz muito tempo em que eram escassos os registros do bebê recém-nascido, a não ser pela filmagem, que nem todas as famílias faziam. Agora, a moda são os ensaios newborn: sessões fotográficas com recém-nascidos!

Como tudo o que envolve o recém-nascido e a puérpera, as saídas nessa época exigem muitos cuidados. Por isso, é importante levar em consideração alguns pontos importantes na hora de organizar o ensaio de fotos do recém-nascido.

Fale com seu médico

A primeira preocupação no período pós-parto deve ser sempre agir conforme as recomendações médicas. Em geral, a recomendação é por não fazer, conforme a opinião dos pediatras Luiz Valério e Wylma Hossaka, em entrevista à revista Crescer.

Vale lembrar que o ensaio newborn é sempre feito nos primeiros dias do bebê, normalmente, até os 15 dias de vida. Por isso, o médico pediatra deve atestar as condições de saúde do recém-nascido e da mãe em poder acompanhá-lo durante as sessões.

Tranquilidade do bebê

Ensaio Newborn

Além dos conselhos médicos, os próprios pais têm condições de perceber se o bebê está tranquilo o suficiente para ser submetido à um ensaio newborn.

Durante a sessão, o recém-nascido será exposto a luzes, temperatura ambiente controlada, mas é fotografado sem roupinhas, “como veio ao mundo”.

Não é difícil imaginar que será uma situação bem estressante, tornando a presença constante dos pais indispensável. A tranquilidade do bebê irá refletir também na qualidade final do registro.

Profissional de confiança para o ensaio Newborn

Ensaio Newborn: Profissional de Confiança

Na hora de escolher o fotógrafo, busque indicações, profissionais que sejam especializados em ensaios newborn. Nem todo bom fotógrafo consegue bons resultados nesse tipo de sessão.

Os recém-nascidos são extremamente sensíveis e exigem cuidados que só a experiência em fotografá-los traz. O fotógrafo experiente em newborn conhece as reações básicas dos bebês, não usa materiais de composição que possam causar alergia ou machucar o “modelinho”, além de não utilizar luzes fortes, como flashes que estouram nos olhos da criança.

O profissional certo, com o equipamento e os conhecimentos adequados, é o básico para ter bons resultados ao registrar os primeiros dias do bebê.

Locação

O local escolhido para o ensaio newborn não deve ser apenas bonito, mas considerar condições de higiene e segurança do bebê. O ambiente deve estar sempre aquecido, com temperatura média de 28 a 30 graus.

Aliás, como as lentes escolhidas para os ensaios são normalmente muito claras e utilizadas com o diafragma bem aberto (para entrar mais luz), o foco da foto (a “nitidez”) fica sempre no recém-nascido, com o fundo bastante desfocado.

Dê uma olhada em ensaios de outros bebê na internet e veja que na maioria dos casos, o fundo é bem difícil de ser identificado. A composição conta mais que o cenário em si. Os próprios cômodos da casa, aliados a um puff ou ninho macio, higienizado e confortável, podem ser cenários ideais para a sessão de newborn.

Poses

Ensaio Newborn

A filosofia dos ensaios newborn envolvem a retratação dos recém-nascidos como anjinhos. É quase um padrão que as poses escolhidas omitam as partes íntimas dos bebês, até para manter as atenções as expressões calmas e serenas, características dos recém-nascidos.

É preciso ter sensibilidade, jeito com bebês e todo aquele talento para manter o fotografado tranquilo, além de saber posicioná-lo com suavidade para obter os registros desejados.

As poses são quase sempre semelhantes, com os bebês deitados de barriguinha pra cima ou apoiados nas mãos ou ombros. Lembre-se sempre: o objetivo do ensaio newborn é registrar um recém-nascido, então o ideal é que ele esteja bem natural.