O que significa quando um banco de células-tronco é “Acreditado”?

Além de ter o selo de acreditação com excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Hemocord comemorou, no início deste ano, a conquista de outro selo, de caráter internacional.  A American Association of Blood Banks (AABB) concedeu o certificado de Acreditação ao Hemocord para as atividades de terapia celular com sangue de cordão, desde a sua coleta até sua utilização. 

Entenda o significado destas certificações

O certificado ou selo de acreditação estão relacionados com a qualidade dos serviços prestados, com foco na segurança dos pacientes. Isso significa que uma instituição certificadora realizou rigorosas auditorias dos processos da empresa e esta atendeu a altos padrões de qualidade. Assim, essas certificações atestam que a empresa mantém práticas de alta qualidade para oferecer seus serviços.

O certificado de acreditação da ONA em nível máximo, ou seja, nível 3, é atribuído às empresas da área da saúde que possuem excelência em gestão de todas as suas áreas. 

Já a Acreditação da AABB é concedida aos bancos de sangue de cordão pela distinção de suas técnicas laboratoriais. E é por isso que a Fundação de Guia aos Pais sobre o Sangue de Cordão (Parent’s Guide to Cord Blood, disponível em https://parentsguidecordblood.org/pt), organização que presta informações aos pais quanto ao armazenamento do sangue do cordão e os avanços nas terapias com células-tronco, recomenda que os pais escolham um laboratório para sua família que tenha credenciamento AABB. 

“Com o reconhecimento destas duas organizações certificadoras, o Hemocord demonstra sua preocupação com os pacientes e seu diferencial técnico científico”, comenta a diretora do Hemocord, Dra. Karolyn Sassi Ogliari.

Fonte consultada: 

Parent’s Guide to Cord Blood Foundation. Disponível em: > https://parentsguidecordblood.org/en/faqs/what-cord-blood-bank-accreditation <