O casal e a chegada do bebê

Você teve um bebê e está notando mudanças na sua relação com seu marido? Pois saiba que isso é muito normal. A chegada de um filho muda a vida de um casal. Uma pesquisa realizada durante oito pelas universidades de Denver e Texas revelou que 90% de 218 casais pesquisados sentiram mudanças negativas no casamento após o nascimento do primeiro filho. Mas calma. Tudo tem solução se tiverem força de vontade, compreensão e disciplina. Antes de mais nada é importante que, até mesmo antes de decidir engravidar, os dois entendam o que vai acontecer e o que vão ter que enfrentar juntos.

Após o nascimento do bebê e durante aproximadamente um ano, é natural que a mulher esteja 100% voltada para atender as necessidades do bebê e estabelecer o vínculo que será fundamental para o desenvolvimento da criança. Mas lembre-se que o filho é dos dois. É preciso que o pai participe de seu cuidado. Seja no banho, na troca de fraldas ou na hora de comer, é essencial que o homem faça parte desse novo momento, pois gera uma relação de cumplicidade com sua parceira.

A relação do casal também vai precisar fazer muitos ajustes após o nascimento do bebê.  É preciso que se mantenha um vínculo de marido e mulher, dedicando tempo para conversar e namorar. Lembrem-se que diálogo também é intimidade. Por isso, mamães, quando seu bem-estar ficar ameaçado ou quando o parceiro sinalizar repetidas vezes que tem sentido sua falta, é o momento de rever a situação e repensar as atitudes. Sair para namorar, manter atividades individuais (seja fazendo um esporte ou indo na manicure) ou conversar sobre o dia a dia de cada um é muito importante.