Plantão 24h: 0800 600 3450 | (51) 99567 0888 | (51) 99535 9691
Logotipo Hemocord
Logotipo Hemocord

Mudanças durante a gestação: o que acontece com os meus cabelos?

Na gestação o corpo da mulher passa por grandes transformações, afinal são muitos hormônios agindo ao mesmo tempo. Por isso, os seios ficam maiores, a pele muitas vezes fica mais oleosa e até o humor pode ficar mais oscilante. Mas, essas mudanças variam de mulher para mulher.

Neste post vamos falar dos cabelos. Durante a gravidez os cabelos da futura mamãe podem mudar em alguns aspectos. Por exemplo, se você considerava ter cabelos oleosos, de repente pode notar os fios mais secos e, se tinha cabelos secos, pode acontecer de notá-los mais oleosos. Os cabelos lisos podem vir a criar cachos e os crespos perderem. O volume das madeixas é outro candidato a variar. Mas tudo tem uma explicação: a grande quantidade de hormônios no corpo da mulher devido à gestação.

Os hormônios da gravidez, sem dúvida, alteram os cabelos. O aumento do nível de estrógeno pode ativar seu crescimento, já a progesterona estimular as glândulas sebáceas, deixando a raiz mais oleosa. Mas calma, normalmente, após o terceiro mês e no máximo até o final da gestação, tudo deve voltar ao normal. Enquanto esse dia não chega, as gestantes podem investir em hidratação para os casos de ressecamento, lavar todos os dias em casos de cabelos oleosos, além de evitar escová-los com muita frequência. O aumento da ingestão de vitaminas e proteínas também pode ajudar, mas neste caso, é aconselhável seguir as orientações de um médico.

Após a gestação também vemos outra alteração nos fios: a tão temida queda de cabelo chamada de eflúvio telógeno. Esta costuma acontecer logo após o parto e persiste por cerca de três meses. Isso é natural, mas é importante que as mamães prestem atenção à boa alimentação, usem shampoos adequados e tenham paciência, pois é uma situação transitória.

crossmenu