Como criar hábitos de sono saudáveis em seu bebê

O sono é um assunto que sempre está em pauta quando se fala de bebês. Muitas são as dúvidas dos pais a respeito de: quantas horas é correto dormir, como fazer o bebê dormir ou mesmo, como criar bons hábitos de sono desde cedo.

Nos primeiros dias de vida, nada pode ser feito a respeito do sono do bebê. Desenvolvemos o ritual da hora de dormir ao longo da vida. É por isso que ninguém nasce com um sono regrado. No inicio é normal que o recém nascido durma apenas quando sente sono, porém existem algumas dicas para facilitar o desenvolvimento de hábitos saudáveis para as crianças:

– Crie um “objeto de apego”. Pode ser uma fraldinha, um paninho ou bicho de pelúcia. O importante é que tenha o cheiro da mãe e só seja colocado junto do bebê na hora de dormir. Assim ele vai associar o objeto ao momento do sono. E, por possuir um olfato muito apurado, o bebê vai se sentir confortável, com a sensação de ter a mãe por perto.

– Os bebês alternam momentos de alerta e de sonolência. Preste atenção a esses momentos, sempre que ele estiver sonolento coloque-o deitado em um local confortável e silencioso. No entanto, quando ele estiver desperto, interaja com ele em outro ambiente. Assim ele vai associar a sonolência ao ato de dormir.

– Diferencie o dia e a noite. Para ajudar o bebê a aprender a usar as horas noturnas para períodos de sono mais longos, ajude-o a diferenciar as sonecas da hora de dormir à noite. À noite, implemente rotinas de tranquilidade como vestir o pijama, cantar, embalar, aconchegar os lençóis e escurecer o quarto.

– Trate as refeições noturnas de modo diferente das diurnas. Um recém nascido precisa constantemente se alimentar, isso significa que irá acordar várias vezes durante as horas de sono dos pais. Quando isso acontecer, alimente o bebê o mais rápido possível e sempre em silêncio, evite falar e acender as luzes para que ele não desperte por completo. Durante o dia, faça exatamente o oposto: trate as refeições como uma oportunidade para os mimos, as canções, a conversa e a interação.