Plantão 24h: 0800 600 3450 | (51) 99567 0888 | (51) 99535 9691
Logotipo Hemocord
Logotipo Hemocord

Leucemia Mielomonocítica Crônica: tratar com transplante de medula óssea ou sangue do cordão umbilical?

A leucemia mielomonocítica crônica (LMMC) é uma doença maligna hematológica com mau prognóstico. O transplante de células-tronco hematopoiéticas é reconhecido como única abordagem terapêutica capaz de oferecer cura para a doença. Embora a medula óssea seja extensivamente aplicada como fonte destas células, o potencial das células-tronco hematopoiéticas do sangue do cordão umbilical permanece subexplorado.

Um recente estudo retrospectivo japonês analisou os dados 118 transplantes de células-tronco alogênicos realizados em pacientes com LMMC, comparando os resultados de tratamento com células da medula óssea versus cordão umbilical. Cinquenta pacientes receberam transplante de medula óssea, enquanto 68 foram submetidos ao tratamento com sangue do cordão umbilical.


A sobrevida global após 3 anos de tratamento foi de 51% entre os pacientes que receberam transplante de medula óssea e 46,2% no grupo que recebeu o sangue do cordão umbilical. Assim, não houve diferença estatisticamente significativa na comparação da sobrevida global entre os dois grupos.

Mais pesquisas são necessárias para otimizar estratégias de tratamento e melhorar os resultados em pacientes com LMMC submetidos ao transplante com sangue do cordão umbilical – mas claramente essa fonte de células-tronco se mostrou como uma alternativa de cura.

Bibliografia consultada: Kurosawa S, et al. Updated comparable efficacy of cord blood transplantation for chronic myelomonocytic leukaemia: a nationwide study. Bone Marrow Transplant. 2024 Feb 8. Disponível em: > https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/38331981/ <

crossmenu