Hemocord inicia processo de acreditação internacional

O Hemocord está em processo de acreditação da American Association of Blood Banks (AABB), associação internacional integrada por profissionais e instituições relacionadas a atividades transfusionais e terapia celular, para obter o título em terapia celular. Com isso, a empresa passa a contar com certificação reconhecida nacional e internacionalmente e atenderá a mais de 300 requisitos. O Hemocord é o primeiro banco de células-tronco da região sul do Brasil a receber a acreditação.

Conforme Ricardo Haddad, da H2 Assessoria e Consultoria, o Hemocord, no momento em que atender aos padrões estabelecidos pelo programa, acatará não só a legislação nacional, mas também ao Food and Drug Administration (FDA), órgão governamental dos Estados Unidos responsável pelo controle de serviços relacionados ao sangue humano.

Para receber a acreditação, as empresas devem estar com suas rotinas e seus processos alinhados aos conceitos de qualidade. “Tal investimento possibilitará o treinamento e o aprimoramento da equipe nas questões referentes às boas práticas em terapia celular e gestão da qualidade. Além disso, o Hemocord seguirá avaliando as ações voltadas ao desempenho de processos, controle, bem como identificará a tendência a desvios e verificará as adequações às especificações pré-definidas nos processos”, conclui o especialista.