Hemocord conquista a Acreditação Plena pela ONA

Mais uma vez, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) atesta a qualidade dos serviços prestados pelo Hemocord na área da saúde. Recentemente, o primeiro banco privado de células-tronco do RS conquistou o selo de Acreditação Plena no segmento de bancos de sangue de cordão umbilical e laboratórios de criopreservação. Esse nível analisa criteriosamente o processo de assistência, segurança, gestão integrada e comunicação plena entre as atividades. Com isso, o Hemocord reitera o compromisso com a melhoria contínua dos serviços e do seu modelo administrativo.
Em 2013 o Hemocord já havia conquistado o certificado de Acreditação nível 1, mostrando a busca constante pela eficiência, qualidade e transparência naquilo que faz. Ser reconhecido pela ONA representa segurança e confiabilidade para o cliente, algo que o Hemocord considera fundamental em qualquer serviço prestado na área da saúde. Além disso, a partir de 2016 o Hemocord estará em busca da Acreditação com Excelência, ao mesmo tempo em que se prepara para a auditoria internacional da Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB).
O processo de acreditação é voluntário, ou seja, a organização de saúde manifesta interesse em ser avaliada, comprometendo-se a administrar as falhas, gerando soluções e primando pela prevenção. A avaliação é feita pelas instituições acreditadoras credenciadas pela ONA, tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA) e o Manual Brasileiro de Acreditação. O nível 2 ou Acreditado Pleno tem validade de dois anos, assim como o nível 1.
Entenda os Níveis:

  • Nível 1 ou Acreditado – Para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Válido por dois anos.
  • Nível 2 ou Acreditado Pleno – Para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Válido por dois anos.
  • Nível 3 ou Acreditado com Excelência – O princípio deste nível é a “excelência em gestão”. Uma Organização ou Programa da Saúde Acreditado com excelência atende aos níveis 1 e 2, além dos requisitos específicos do nível 3. A instituição já deve demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. Válido por três anos.