Grávida pode dar colo?

Quando você já é mãe e engravida novamente, fica aquela dúvida do que se pode e o do que não se pode fazer. A maior delas é a de poder ou não levantar o filho mais velho no colo. O ciúme que o primeiro filho demonstra é um sentimento complicado de contornar, mas, o mais difícil mesmo, é resolver o sentimento de culpa da mãe.

De modo geral, recomenda-se que as grávidas evitem carregar peso acima de 10, 12 quilos. Após a 30ª semana, a coluna pode sofrer as consequências. Contudo, se você não resistir àquela carinha de choro, o melhor seria tomar cuidado com a postura: o ideal é dobrar os joelhos e manter a coluna reta. Nunca se curve.

Mesmo que a grávida decida ceder ao charme do filho, é importante saber que os músculos abdominais deixam de dar apoio aos músculos das costas à medida que o útero cresce. Isso vai trazer, como consequência, uma grande dificuldade de carregar coisas, não só o seu bebê. No entanto, se seu médico der ordens para não carregar peso algum, respeite. Depois do parto, seu filho mais velho vai precisar de muito colinho, espere até lá.

Uma boa dica para contornar os pedidos do filho mais velho é incentivar o pequeno a ser um pouquinho mais independente. Sempre com um adulto por perto, encoraje-o a subir no carrinho sozinho, por exemplo.