Tire suas dúvidas sobre bebês prematuros

Tire suas dúvidas sobre bebês prematuros

O nascimento de um bebê prematuro sempre será uma surpresa para a gestante e sua família. Todos esperam que os bebês passem 40 semanas se desenvolvendo dentro do útero para vir ao mundo na hora certa. No entanto, isso nem sempre acontece. Muitas vezes, os bebês nascem antes da conclusão da 37ª semana, e então são considerados prematuros.
No Brasil, isso acontece entre 11% a 13% das gestações, segundo o Sistema de Informações de Nascidos Vivos, o SUS e o Ministério da Saúde. Em 2012, a média era de 40 prematuros por hora, o que coloca o país no 10º lugar no ranking mundial de prematuridade. As causas são variadas e podem depender da mãe e/ou do bebê.
Hoje, vamos responder algumas dúvidas que as gestantes podem ter sobre bebês prematuros.

O que causa um parto prematuro?

causa do nascimento prematuro pode ser alguma doença que a mãe já tenha, como hipertensão, diabetes gestacional ou infecções, ou problemas com o feto, como má-formação ou infecções adquiridas pela mãe. Além disso, no caso de uma gestação de gêmeos, a tendência é que os nove meses não se completem.
Hoje em dia, vemos um aumento nos partos prematuros por causa da idade da gestante. No caso de uma gravidez na adolescência, o corpo ainda está em desenvolvimento, e não consegue levar a gestação até o fim. Uma gravidez tardia, depois dos 40 anos, também pode levar ao parto prematuro.
Tire suas dúvidas sobre bebês prematuros

Por quanto tempo o bebê prematuro fica na UTI?

tempo de permanência na UTI depende da idade gestacional, peso e patologias do recém-nascido. Um bebê prematuro que nasceu de 24 semanas – um caso extremo – pode ficar meses internado, enquanto que um bebê prematuro de 34 a 37 semanas geralmente fica pouco tempo internado.

Quais são os problemas mais comuns?

O problema mais comum de um bebê prematuro é a imaturidade dos órgãos (rins, intestinos, coração, pulmões). O bebê ainda não consegue respirar sozinho ou sugar o leite materno, por exemplo. Por isso, é preciso usar aparelhos enquanto ele não se desenvolveu completamente.
Tire suas dúvidas sobre bebês prematuros

O bebê prematuro pode apresentar problemas mais tarde?

Muitos pais se preocupam que seus filhos prematuros possam apresentar doenças mais tarde em suas vidas. Apesar do maior risco de incapacidades futuras em comparação aos nascimentos comuns, a maior parte dos prematuros não desenvolve problemas mais sérios.
desenvolvimento neurológico pode ser um pouco atrasado, mas nada exagerado. O pediatra Renato Kfouri explica: “Por exemplo, se você tem um bebê de 8 meses que nasceu 3 meses antes do esperado, ele se comporta mais ou menos como um bebê de 5 meses”.
Qual a importância dos pais na recuperação dos bebês prematuros?
O papel dos pais na recuperação é essencial. Tanto que, em muitos casos, o colo materno ou paterno é oferecido mesmo quando o bebê ainda está dependente de aparelhos. Esse vínculo ajuda o bebê a melhorar e mantém os pais próximos e conscientes da evolução do bebê.
Quais sãos os cuidados que devemos tomar com os bebês prematuros?
Um cuidado especial necessário é lembrar-se da imaturidade imunológica de um bebê prematuro: eles precisam de mais atenção para não pegar doenças. Por isso, a higiene deve ser rigorosa, as visitas devem ser limitadas e os passeios devem ser em lugares mais abertos, sem muitas pessoas.
Esperamos que esse texto tenha esclarecido algumas de suas dúvidas. Lembre-se de que um bebê prematuro tem grandes chances de se tornar um bebê muito saudável em poucos meses. É só tomar os cuidados necessários e confiar na medicina atual.