Descubra o porquê das dores comuns durante a gestação

Dores na gestação são um incômodo comum para as futuras mamães. São diversos fatores que contribuem para o aparecimento delas: o preparo físico da mulher, o tamanho do bebê e o quanto ela engorda ao longo da gestação são alguns deles.



As dores mais comuns são:
• Dor nos seios
Essa sensação é comum, principalmente nas primeiras semanas de gestação. Nessa fase as mamas aumentam de volume, isso porque estão se preparando para a amamentação.
• Dor na lombar
Neste caso, este incômodo pode ser consequência do peso da barriga. Para sustentar o corpo, é natural que a mulher mude o eixo do seu corpo: projete o tórax para a frente e afaste as pernas. Essa postura força bastante os músculos da região lombar.
• Dor nas articulações
Estas dores estão associadas ao acúmulo de líquido nas articulações, comum nessa fase, o que causa a compressão de alguns nervos.
• Dores nas pernas
A gravidez sobrecarrega o corpo da mulher e, principalmente, seu sistema cardiovascular. É então que surgem os inchaços e as dores nas pernas devido à circulação lenta. No calor, o inchaço fica mais evidente e o repouso traz grandes benefícios.
Algumas dicas para ajudar a aliviar os sintomas da gestação são: realize exercícios apropriados como hidroginástica e caminhadas leves, alimente-se de maneira saudável e tome bastante água para manter o corpo nutrido e hidratado.