De olho no prato dos pequenos

Vocês sabiam que existem muitos alimentos que parecem saudáveis para alimentação dos pequenos, mas na verdade não são. Confira na lista abaixo os alimentos que exigem atenção dos pais:

Barrinha de cereais

Barrinhas de cereais prometem ser uma ótima opção para o lanche das crianças porque são práticas de armazenar e contêm fibras. No entanto, especialistas alertam que muitas delas são ricas em açúcar e sódio. Por isso, prefira as de fruta. A bananada sem açúcar que, além de ter fibras e mais vitaminas, pode ser uma boa substituta para as barrinhas.

Suco de caixinha

Algumas dessas bebidas, também chamadas de néctar de fruta, têm mais ou a mesma quantidade de açúcar do que os refrigerantes. Além disso, tem uma quantidade grande de sódio, substância que em excesso pode sobrecarregar os rins e aumentar as chances de a criança ter pressão alta no futuro. Uma boa alternativa são os sucos prontos integrais, que não têm açúcar e só precisam ser dissolvidos em água.

Peito de peru

Apesar de ser visto como uma alternativa mais saudável do que o presunto, os dois têm a mesma quantidade de sódio e gordura porque são uma mistura de carne e pele do animal. Para conservar o produto, as indústrias usam nitritos e nitratos, substâncias químicas que, segundo algumas pesquisas, podem causar câncer se consumidas por muito tempo. Por isso, evite esses alimentos embutidos ou processados; consuma apenas uma vez por semana.

Leite de soja

A soja é classificada como um alimento saudável, mas nem sempre é uma boa ideia oferecê-la para as crianças. Isso porque pode ser tão alergênica quanto à lactose, presente no leite de vaca. Alguns especialistas questionam o nome “leite” de soja, já que não oferece os mesmos nutrientes que o leite (como os aminoácidos e o cálcio).

Bisnaguinha

As bisnaguinhas são fofinha graças à quantidade de gordura hidrogenada! Esse tipo de pão é feito de farinha branca e açúcar, ou seja, tem poucos nutrientes e nada de fibras. Não faz mal oferecê-lo uma vez por semana ao seu filho, mas, nos outros dias, opte pela versão integral ou de fôrma. Os pães de padaria ou feitos em casa também são ótimos substitutos, pois têm menos conservantes.

Cereal matinal

Já reparou no que sobra no saquinho quando acaba o cereal do seu filho? Açúcar puro, não é? Os cereais matinais podem ser uma boa fonte de energia, mas o ideal é escolher uma versão sem açúcar. Você pode adicionar uma fruta, como banana ou morango, para deixar a mistura mais atraente.

Empanados de frango

Parece carne de frango, mas o empanado é o que os nutricionistas chamam de compensado, uma mistura de ingredientes nada nutritivos, como partes de frango, pele, farinha e leite em pó. Por isso, mesmo que você faça assado em vez de frito, ele não é saudável. É sempre melhor optar por fazê-los em casa.