Cuidados com a higiene dos recém-nascidos

Um presente chegou em sua vida: lindo, pequeno e com um sistema imunológico muito sensível. Praticar uma boa higiene é essencial para manter seu bebê saudável. Hoje vamos falar de boas práticas de higiene, simples de adotar, mas essenciais para quem tem um recém-nascido em casa.

1. Lave suas mãos

Lavar as mãos com sabonete antibacteriano é essencial para a remoção de bactérias e germes que causam resfriados, gripe, diarréia e outras infecções.

2. Mantenha sua casa limpa

Muitas vezes não é preciso limpar a casa todos os dias, mas prestar especial atenção às superfícies que são mais propensas a abrigar germes e bactérias, é importante. Concentre-se nas áreas que têm muito contato com alimentos, corpos e mãos, como banheiros, bancadas de cozinha, mesas, louças, talheres e copos.

3. Limpe os brinquedos

Todo bebê gosta de colocar as coisas na boca. Provavelmente, brinquedos são os objetos mais próxima dele. Por isso, certifique-se de mantê-los limpos.

4. Tenha cuidado na hora do banho

Um bom banho é essencial para manter o bebê limpo e saudável, mas certifique-se que não está exagerando. No primeiro ano de vida um banho completo é necessário apenas duas ou três vezes por semana, já que sua pele ainda é muito sensível.

Confira nosso guia passo-a-passo para o banho do seu bebê.

5. Unhas

Sempre mantenha as unhas do seu bebê bem aparadas para que ele não se arranhe. O melhor momento para corta-las é quando ele está dormindo. Certifique-se de usar cortadores de unha apropriados para bebês.

6. Orelhas

Lave apenas a parte externa das orelhinhas, nunca dentro, e nunca insira cotonetes em seus ouvidos. Se o bebê reclamar e tocar as orelhas repetidas vezes, pode ser sinal de infecção; nesse caso procure seu pediatra.

7. Nariz

Limpe qualquer mucosas secas no nariz do bebê, pois isso pode dificultar sua respiração. Use um pano úmido para remoção. A seringa nasal também pode ser necessária para ajudar na higiene, mas consulte o seu pediatra antes de usar uma.

8. Olhos

Certifique-se de manter os olhos do seu bebê livre de quaisquer mucosas secas. Use algodão úmido para limpá-los suavemente e procure atendimento médico se notar que os olhinhos dele estão irritados.