Como deve ser a alimentação durante a amamentação?

Durante a fase do aleitamento materno, muitas dúvidas surgem a respeito da alimentação que se deve seguir nesse período. Porém, ao contrário do que se pensa, os cuidados que uma mãe deve tomar são bem simples. Fique de olho nas respostas para as dúvidas mais comuns sobre o assunto:

Como devo me alimentar agora que estou amamentando?

Simplesmente mantenha os hábitos saudáveis adquiridos na gravidez.  Com uma dieta rica em grãos e cereais integrais, frutas e verduras, e alimentos ricos em proteínas, cálcio e ferro; não vão faltar vitaminas para o seu bebê.

Devo beber mais água do que o normal?

Apesar de ser muito importante manter o corpo hidratado, não é necessário ficar preocupada com quantos copos d’água você toma durante o dia. Seu corpo vai se encarregar de avisar quando você precisa de água: os hormônios envolvidos na amamentação provocam a sensação de sede. 

Posso tomar café bebidas alcoólicas nessa fase?

O melhor nesse caso é evitar excessos. Uma quantidade pequena de café ou esporádica de álcool não causam prejuízo ao bebê. Mas atenção! Caso tenha que tomar alguma medicação, verifique com seu médico se é adequada para mães que amamentam.

É necessário continuar tomando vitamina?

Isso deve ser combinado com o seu médico. Algumas vitaminas são recomendadas, a vitamina E é um bom por exemplo. De qualquer forma, nenhuma vitamina substitui uma alimentação regrada e saudável.