Benefícios do Método Canguru ao recém-nascido

Método Canguru

O momento da chegada de um novo membro da família é, sem sombra de dúvida, um motivo de celebração. Assim que um recém-nascido vem ao mundo o desejo de mães e pais é de ficar o mais próximo possível do bebê. O que muita gente desconhece é que existe uma maneira correta para se aproximar da criança: o famoso método canguru.
Confira a seguir tudo sobre esse método e seus benefícios para o recém-nascido.

O que é o método Canguru?

O método Canguru é um modelo de assistência ao recém-nascido e sua mãe (ou pai). Ele é definido como uma metodologia humana que visa aproximar a criança de seus progenitores reunindo uma intervenção biopsicossocial, ou seja, o método reúne fatores ambientais, psicológicos e sociais.
O método Canguru pode ser utilizado tanto em bebês que sejam prematuros ou então em bebês que nasceram a partir da 37ª semana de gestação (gestações a termo).

Afinal, qual é a posição do Canguru?

A posição de canguru visa manter o recém-nascido em contato com a mãe (ou o pai) de maneira pele a pele, na posição vertical junto ao peito do carregador – pode-se utilizar algum pano ou lenço para auxiliar no suporte da criança.
Os pais de primeira viagem devem receber treinamento de enfermeiros do hospital ou então de médicos/pediatras sobre a maneira segura e correta de realizar a posição de canguru.

Como é realizado o método Canguru?

O método canguru ocorre basicamente em três etapas:

  • Primeira etapa:Ocorre logo após o nascimento do bebê, principalmente se for prematuro, já que estes têm maior necessidade de cuidados especiais que os nascidos a partir da 37ª semana de gestação. Os pais são acolhidos na unidade neonatal e são encorajados a ter contato com o filho. Nessa etapa todos os estímulos ambientais prejudiciais, por exemplo, ruídos, iluminação e odores, são atenuados. Os pais dão início às atividades de carinho e atenção à criança.
  • Segunda etapa: Nesta etapa o bebê permanece de maneira contínua com a mãe ou o pai e a posição de canguru deve ser mantida pelo maior tempo possível. Os pais participam ativamente de todo e qualquer tipo de cuidado com o bebê.
  • Terceira etapa: Essa etapa é indicada especificamente para bebês que nasceram prematuros. É na terceira etapa que o recém-nascido é liberado pelos médicos para ir embora para casa juntamente com sua família. Certamente, é o momento mais feliz após o parto.

Quais são os benefícios do método do canguru

Método Canguru
Há uma série de estudos que comprovam os benefícios do método do canguru tanto na saúde de quem acolhe a criança (pai, mãe, tios, avós) quanto na saúde do próprio bebê, maior beneficiado desse famoso método.
Entre os principais benefícios estão:

  • Potencialização do vínculo afetivo entre mãe e filho (ou pai e filho);
  • Diminui o tempo de separação do bebê com a família (em caso de nascidos prematuros);
  • Reduz o estresse e as dores causados pelo parto na mãe e no bebê;
  • Favorece um melhor desenvolvimento neurocomportamental e psicoafetivo do recém-nascido;
  • Aumento de competência e confiança dos pais na criação da criança;
  • Benefícios neurossensoriais à criança;
  • Proporciona melhor relacionamento familiar;
  • Reduz hospitalizações futuras;
  • Reduz as chances de mortalidade infantil;
  • Melhora a prática do aleitamento materno;
  • Diminui os riscos de desenvolvimento de doenças e/ou infecções do bebê que nasceu de parto prematuro.
  • Fortalecimento do sistema imune do recém-nascido.

O vídeo a seguir mostra na prática como o método canguru deve ser feito:

Não é difícil perceber que os benefícios do método do canguru são imensos, e este deve ser estimulado a ser realizado por pais e demais parentes do recém-nascido.