A fralda inteligênte

Você já pensou se existisse uma fralda que desse informações sobre a saúde do seu bebê? Um casal americano desenvolveu uma fralda que pode detectar se seu filho está com infecção urinária.

A ‘fralda inteligente’ age como uma espécie de alerta, avisando aos pais sobre uma possível infecção antes que ela se torne um problema real. E como isso acontece? Quadrados de diferentes colores medem a interação entre os componentes da urina, incluindo o conteúdo encontrado na água, proteínas e bactérias. Mas para obter os dados é preciso escanear um QR Code impresso na fralda com a câmera do celular uma vez ao dia, e assim construir uma base de dados no aplicativo. Esses dados podem ser compartilhados com médicos para que um diagnóstico possa ser dado.

Para quem ainda não conhece o QR Code a gente explica. O QR Code é um código de barras que poder ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares com câmera fotográfica e é convertido em informação.

A fralda inteligente é uma invenção de Jennie Rubinshteyn e Yaroslav Faybishenko. A inspiração veio quando, durante uma viagem de carro, sua filha de um ano de idade não parava de chorar. Segundo o casal, a dificuldade em decifrar o motivo do choro fez com que procurassem pistas que os levassem a resposta.

Essa grande invenção ainda não saiu do papel, já que o casal precisa arrecadar US$ 225 mil (cerca de R$ 560 mil) e conseguir aprovação federal antes de entrar em produção. O projeto está em processo de captar investidores.

Fonte: Tribuna Hoje