Viajar em família pode ser educativo para os filhos
viajar-em-familia

Viajar em família pode ser educativo para os filhos

Viajar em família é algo muito comum para quem sempre quer aproveitar férias e feriados para levar as crianças para um novo lugar. O problema é que, muitas vezes, as crianças ficam entediadas e passam horas no celular ou tablet, em vez de aproveitar o momento com seus pais e familiares.

Mas essas viagens podem ser educativas, instrutivas e divertidas se você souber como inserir momentos assim na rotina da criança.

Confira nossas dicas para ter viagens em família ainda melhores!

Afinal, como viajar em família pode ser educativo aos filhos?

Viajar em família pode ser apenas um momento de lazer, uma pausa em todas as atividades da escola, do trabalho e de tudo que ocupa o tempo de pais e filhos no dia a dia. Porém, além de divertidas, elas também podem ser educativas. Afinal, seu filho não aprende apenas em sala de aula.

Veja abaixo algumas dicas para transformar uma viagem em uma atividade instrutiva e interessante para seus filhos:

Peça ajuda na organização

A viagem em família é algo que exige um bom planejamento prévio. Para onde vocês vão? Onde irão se hospedar? O que vão fazer? Pedir ajuda para seus filhos na hora de fazer esse planejamento, com muita pesquisa na internet ou em livros, vai incentivá-lo a pesquisar e aprender muito sobre o destino em questão.

Ensine-os a ler mapas

Ler mapas ou globos é uma habilidade subestimada na infância, quando, normalmente, os pais levam os filhos por todos os lugares. Porém, é uma habilidade que todos os adultos precisam, seja para encontrar um endereço sozinho, seja para andar no transporte público.

Ensine seu filho a ler mapas, explique as legendas, escala, pontos cardeais e todos os conceitos necessários para que ele possa ajudar a explorar seu destino.

Faça uma visita à biblioteca

Seja em uma biblioteca ou livraria, você sempre pode encontrar livros que vão ajudá-lo a viajar em família de uma forma mas instrutiva e educativa. Se vocês vão para o interior do estado, que tal pegar um livro que conte algo relacionado a essa região? Se vão para fora do país, que tal uma publicação que conte um pouco da história do seu destino? Essa também é uma oportunidade para aprender o básico de outro idioma.

Procure lugares mencionados nas aulas

Se o seu filho estudou a época do Império no Brasil, aproveite uma viagem ao Rio de Janeiro para mostrar o Jardim Botânico, a Quinta da Boa Vista, enfim, os lugares sobre os quais ele já ouviu falar em sala de aula. Não só a viagem será mais divertida, mas ele também ficará mais interessado nas aulas.

Repasse a história da sua família

Viajar em família para visitar tios e avôs distantes pode ser cansativo e tedioso para crianças. Mas pode ser bem mais divertido se a criança compreender a história por trás de cada membro da família. Que tal ajudá-la a fazer uma árvore genealógica? Enquanto vocês montam a árvore, conte histórias sobre seus familiares. Isso traz à criança uma sensação de pertencimento, e os antepassados podem servir como referências importantes ao longo do crescimento dela.

Aprender a ser observador, curioso e questionador é uma maneira de se tornar, no futuro, um adulto mais inteligente, que conhece diversos assuntos e que nunca fica estagnado. Viajar em família pode ser a melhor oportunidade para ensinar isso aos seus filhos.

Viagens em família podem trazer, também, situações desagradáveis. É o caso do enjoo infantil, por exemplo. Venha saber como evitar esse problema!