movimentos do bebê

O bebê se mexeu! Tudo o que você precisa saber sobre os movimentos do bebê durante a gestação

Um dos aspectos mais interessantes da gravidez são os movimentos do bebê ainda dentro da barriga, que deixam muitas futuras mamães ansiosas a cada mexida. É clássico no imaginário das pessoas as conversas do papai e da mamãe com o bebê. Mas o que acontece de fato dentro da barriga da futura mamãe?

É possível visualizar o que os bebês fazem em cada fase da gravidez com exames de ultrassom, já que a maioria dos movimentos começa bem antes de a gestante sentir:


De 07 a 08 semanas

Os movimentos geralmente iniciam como consequência de viradas de lado e aqueles movimentos involuntários que parecem sustos. Nesta fase o bebê já tem soluços, balança pernas e braços por conta própria, além de conseguir sugar e engolir.

De 10 a 14 semanas

A partir da décima semana, o bebê já flexiona e vira a cabeça, traz as mãos até o rosto, abre a boca e se estica. Também começa a bocejar e movimentar os olhos.

movimentos do bebe ultrassomDe 20 a 24 semanas

As mamães devem imaginar que a atividade do bebê vai aumentando gradualmente. Por isso, a partir de agora, o bebê terá um período mais agitado durante o dia, com muitos chutes e cambalhotas.

 De 25 a 29 semanas

Essa fase é muito gostosa, pois a mamãe e o papai podem começar a interagir com o bebê. Agora ele consegue ouvir vocês! Muitas vezes será possível perceber reações do bebê a barulhos altos.

 De 30  a 36 semanas

Atenção! Agora, o nível de atividade chega ao auge. Depois desta fase você vai notar uma diminuição de movimentos, algo bastante normal devido ao menor espaço dentro do útero.

 De 36 até 40 semanas

Nas últimas semanas da gravidez, os movimentos diminuem ainda mais, junto com o crescimento do bebê. Isso é absolutamente normal. Mesmo assim, se algo estiver preocupando vocês, vale conversar com seu médico.

[Postado originalmente em 26 de junho de 2013. Atualizado em 3 de dezembro de 2015]

2 comentários em “O bebê se mexeu! Tudo o que você precisa saber sobre os movimentos do bebê durante a gestação

  1. Olá, Meu nome é Brhenda Freiman sou de RJ e estou de 37 Semanas e realmente o bebê mexe menos mesmo, eu estava um pouco preucupada então pois resolvi procurar na internet algo sobre esse assunto , então vi que é normal, pois tb quando mexe doí um pouco .

    abraço A Todas as Gestantes

    1. Prezada Brhenda,

      Um bom método para observar se os movimentos fetais estão normais é: meia hora após o café da manha, após o almoço e após o jantar, deitar-se do lado esquerdo por 1 hora. Nessa 1 hora, o bebe precisa se mexer pelo menos 3 vezes. Vale contar ate pequenas mexidas. Abaixo disso seria considerado baixa da movimentação fetal e cabe um exame complementar para avaliar o bem estar fetal.

      Um abraço! Felicidades!
      Karolyn Sassi Ogliari – Médica Obstetra

Comentários fechados.