Semana de gestação: Saiba tudo da 13ª à 28ª | Hemocord Magazine
Semana de gestação de 13 a 28 semanas

Semana de gestação: Saiba tudo da 13ª à 28ª

Neste texto, dando continuidade à parte 1 do texto que falou sobre o que ocorre com a mamãe nas 12 primeiras semanas de gestação, este post fala sobre o período que representa o segundo trimestre da gravidez.

Mamãe de primeira viagem? Baixe aqui o eBook gratuito com 6 dicas essenciais para a gravidez!


Aqui você pode navegar para a semana de gestação que você tem mais interesse:

  1. Décima terceira semana
  2. Décima quarta semana
  3. Décima quinta semana
  4. Décima sexta semana
  5. Décima sétima semana
  6. Décima oitava semana
  7. Décima nona semana
  8. Vigésima semana
  9. Vigésima primeira semana
  10. Vigésima segunda semana
  11. Vigésima terceira semana
  12. Vigésima quarta semana
  13. Vigésima quinta semana
  14. Vigésima sexta semana
  15. Vigésima sétima semana
  16. Vigésima oitava semana
  17. Parte 3 – Da 29ª a 40ª semanas de gestação

 

Décima terceira semana de gestação

SEMANA 13 – 1º dia

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

O útero já cresceu o suficiente para deixar claro que a barriga é mesmo de gravidez. Mesmo assim, seu bebê ainda é bem pequeno, mais ou menos do tamanho de meia banana. O bebê já está completamente formado, até com impressões digitais nos dedos. Aproveite essa nova fase da gravidez mais tranquila, afinal a parte mais difícil de desenvolvimento do bebê ficou para trás.

Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo, até dentro do útero. As páginas de desenvolvimento fetal têm o objetivo de dar apenas uma ideia geral de como o bebê cresce durante a gravidez.

SEMANA 13 – 2º dia

Com menos náusea e mais energia, talvez você até note um aumento da libido. Aproveite para namorar bastante. Lembre-se, se não houver recomendação contrária, é seguro fazer sexo durante a gravidez.

Este trimestre é o melhor período também para começar a fazer o enxoval e para pensar na nova organização da casa.

No vestuário, invista em acessórios que fazem a diferença e abandone os saltos altos e finos. Você só consegue pensar um roupinhas de bebê e na vida nova pela frente? É hora de organizar uma lista com tudo o que vai precisar para o bebê. Assim você pode começar a pesquisar os preços, as lojas e ter uma ideia mais precisa de custo.

SEMANA 13 – 3º dia

APETITE

Se você deixou de se sentir enjoada, pode ser que passe a ter um apetite de leão. É como se o corpo dissesse “você precisa comer mais”.

Mas o que fazer para saciar a fome sem exagerar? O principal é comer de 6 a 8 vezes por dia, intercalando as refeições principais com lanches leves. Queijo, leite, gelatina ou alguma fruta está liberado. Evite alimentos gordurosos e com excesso de sal, e inclua vegetais, legumes e um tipo de proteína, como carne vermelha magra, peixe ou frango na sua dieta.

Lembre-se de que, ao controlar seu peso, você está preservando não apenas a sua saúde, mas também a do bebê. Estudos mostram que a obesidade da mãe aumenta o risco de o filho ter doenças congênitas, relacionados ao diabetes gestacional.

SEMANA 13 – 4º dia

TRANSLUCÊNCIA NUCAL

Se você ainda não fez a medição da Translucência Nucal (TN), o período ideal para realizar o exame termina esta semana. Esse exame é feito por um especialista que pode dizer se está ou não tudo bem com o bebê em desenvolvimento.

A Translucência Nucal é medida durante a ultrassonografia realizada entre a 11ª e 13ª semana gestacional, a qual, geralmente, é abdominal, mas, se a medida não for possível, pode ser necessária a realização da ultrassonografia transvaginal. Se houver um acúmulo excessivo de líquido na região da nuca do feto, aumenta o risco do bebê ter uma alteração cromossômica, má formação ou alguma síndrome genética.

Vale ressaltar que a TN não faz o diagnóstico, isto é, não oferece certeza absoluta, mas revela um risco aumentado daquele feto que está com acúmulo de líquido na região da nuca apresentar alguma alteração.

Pode-se realizar um “cálculo de risco” para diversas síndromes, como a de Down e Síndrome de Turner através de um software da Fetal Medicine Foundation, caso a clínica seja cadastrada, que leva em conta a idade da mãe, a medida da TN, a presença ou não do osso nasal no feto, a presença de ambas as artérias umbilicais e a avaliação do fluxo do ducto venoso.

O cálculo também pode levar em conta resultados de exames hormonais específicos, revelando, por fim, um cálculo de probabilidade daquele feto ser acometido por uma alteração genética.

Juntamente com a translucência nucal, pode ser realizada a ultrassonografia morfológica do primeiro trimestre, que equivale ao exame morfológico realizado na metade da gestação, porém com a vantagem de poder fazer um diagnóstico muito mais precoce de malformações, não necessariamente de origem genética. Esse exame é demorado e examina cada parte do corpo do feto, desde os ossos até os órgãos internos.

SEMANA 13 – 5º dia

SINAIS DE AMAMENTAÇÃO

Seu corpo pode já ter começado a produzir o colostro, aquele primeiro líquido supernutritivo que alimenta a criança logo após o parto. Lembre-se de que a estatura de uma mulher não tem nada a ver com sua capacidade de amamentar nem de dar à luz. A largura da pelve em relação ao peso do bebê sim, é que vai definir as condições para um parto normal. Mesmo que você seja mais baixinha, poderá ter todas as condições para um parto normal e para dar de mamar a seu filho.

Quem tem mamilos invertidos ou já fez mamoplastia (cirurgia para redução das mamas) poderá ter maior dificuldade de amamentar, porém esses não são fatores definitivos de insucesso. Trabalhar precocemente o mamilo invertido através de massagens, poderá resolver o problema. Já na mamoplastia, frequentemente os ductos por onde sai o leite e os nervos ao redor da aréola são seccionados, dificultando a descida e excreção do leite.   

SEMANA 13 – 6º dia

AMAMENTAÇÃO E SILICONE NAS MAMAS

É provável, mas depende do tipo de cirurgia que você fez. Cortes realizados sob a dobra do seio ou através das axilas não costumam dar problema. Já incisões ao redor da aréola podem ser mais complicadas, por causa de rupturas ou danos aos nervos.

Os nervos são essenciais à amamentação, porque avisam o cérebro para liberar prolactina e ocitocina, dois hormônios envolvidos na produção do leite. As chances de amamentar também aumentam se o sistema de ductos dentro dos seios estiver intacto.

Solução: Não deixe de comentar com o pediatra do bebê sobre sua prótese, porque ele vai precisar monitorar mais atentamente a amamentação e o ganho de peso do seu filho, para ter certeza de que ele está bem alimentado.

SEMANA 13 – 7º dia

GESTAÇÃO E SAÚDE

É normal ter uma quantidade maior de secreção vaginal durante a gravidez. A maior parte das causas é benigna. Esse muco, que tem aspecto leitoso e praticamente não tem cheiro, é causado pelo aumento do fluxo de sangue na área da vaginal. Não é muito diferente do tipo que você já tinha antes de engravidar, porém o volume é bem maior. Converse com seu médico se sentir os seguintes sintomas:

  • cheiro desagradável ou parecido com o de peixe;
  • cor amarelada, esverdeada;
  • cor marrom parecida com borra de café. Pode ser um pequeno sangramento;
  • aparência espessa demais ou talhada;
  • dor ou ardência na hora de fazer xixi ou ter relações sexuais;
  • coceira; e
  • mudança repentina na aparência ou consistência da secreção.

VOLTAR PARA O INÍCIO

Décima quarta semana de gestação

SEMANA 14 – 1º dia

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

O bebê tem cabelo, não apenas na cabeça e sobrancelhas, mas no corpo todo. Esse cabelo na verdade é uma penugem superfina que geralmente desaparece antes do nascimento. Alguns músculos já começam a funcionar. Nesta semana, o bebê movimenta os dedos para “pegar”, consegue piscar, franzir a testa, fazer caretas e até chupar o dedo. 

O corpo está crescendo agora mais rápido do que cabeça e já dá para ver o pescoço. Dentro de alguns dias, os braços terão se alargado, tornando-se mais proporcionais ao resto do corpo; as pernas, por outro lado, ainda têm que crescer um pouco.

Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo, até dentro do útero. As páginas de desenvolvimento fetal têm o objetivo de dar apenas uma ideia geral de como o bebê cresce durante a gravidez.

SEMANA 14 – 2º dia

NOVA MULHER

À medida que seu corpo vai se ajustando às mudanças da gravidez, quando você se olha no espelho ou em fotografias perceberá uns quilinhos a mais e, talvez, até um formato um pouco diferente no seu rosto. Em vez de se assustar com tudo isso, aproveite! Invista em roupas que valorizem suas novas curvas, cuide da sua autoestima. Ela é muito importante para você e para seu bebê.

SEMANA 14 – 3º dia

ÉPOCA PRAZEROSA

A maioria das mulheres considera o segundo trimestre de gravidez o mais prazeroso, já que fica mais fácil dormir e a barriga não está grande demais para impedir uma boa movimentação. Aproveite esses meses intermediários para nadar, caminhar e fazer atividades aeróbicas de baixo impacto.  

É boa hora também para organizar uma lista com tudo o que vai precisar para o bebê. Assim você pode começar a pesquisar preços, lojas e ter uma idéia mais precisa de custos. Hospitais e maternidades oferecem cursos para gestante que ensinam os cuidados básicos de um bebê (como dar banho, trocar a fralda, cuidar do umbigo) a pais e mães de primeira viagem.

SEMANA 14 – 4º dia

PENSANDO NO FUTURO

Agora que você já pode contar para todo mundo sobre a gravidez e que o risco de aborto espontâneo é mínimo, pense mais concretamente nos aspectos práticos da chegada do bebê, como a escolha do nome e a decoração do quarto. Você pode também ir olhando e comprando, aos poucos, itens de enxoval, carrinho do bebê e móveis para o quartinho

Divirta-se ao arrumar as coisas para a vinda do mais novo membro da família. Analisem as tendências dos casais modernos, de buscar a segurança da família através de previdências privadas e armazenamento das células-tronco do sangue e tecido do cordão umbilical, opções importantes que antigamente não existiam.

SEMANA 14 – 5º dia

SEU BEBÊ

Seu bebê já consegue fazer os movimentos de agarrar, franzir as sobrancelhas, fazer caretas e ficar vesgo. Pesquisadores acreditam que esses e outros movimentos correspondam ao desenvolvimento de impulsos no cérebro.  No momento, o seu bebê pesa ao redor de 55 gramas e mede entre 8 e 11 centímetros de comprimento.

SEMANA 14 – 6º dia

GRAVIDEZ E COORDENAÇÃO MOTORA

Não se preocupe, é comum ficar meio desajeitada na gravidez, mas o auge dessa sensação deve acontecer no último trimestre, melhorando depois de o bebê nasce. Com seu corpo em mudança contínua, é normal que você perca seu centro de gravidade. Além disso, suas articulações estão mais frouxas por causa dos hormônios da gravidez.

Se você sofrer uma queda, fale com o médico para se certificar de que está tudo bem. O importante é perceber que você não está na sua melhor forma em se tratando de controle muscular e coordenação motora. Tente não se colocar em situações que a coloque em risco de cair.

Se a sensação de falta de equilíbrio for acompanhada de tontura, dor de cabeça, visão embaçada ou dor, fale com seu médico imediatamente. Ficar meio desajeitada é parte inerente da gravidez, mas problemas de ouvido e de visão, assim como infecções por vírus ou bactérias, também podem tirar seu equilíbrio.

SEMANA 14 – 7º dia

DEPILAÇÃO

De modo geral, e se for com cera, tudo bem (evite as lâminas para não se cortar). Lembre-se que você poderá sentir mais dor que o normal. As grávidas têm um maior fluxo de sangue correndo pelo corpo, especialmente na área vaginal, e podem sofrer mais que de costume na hora da depilação.

VOLTAR PARA O INÍCIO

Décima quinta semana de gestação

SEMANA 15 – 1º dia

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

Se você pudesse pegá-lo, seu bebê caberia na sua mão. Esta semana, o feto desenvolve sensibilidade à luz e começa a ter soluços, um movimento precursor da respiração.

Não dá para ouvi-los porque o sistema respiratório do seu filho está cheio de líquido, em vez de ar, mas não se surpreenda se conseguir sentir os soluços daqui a algum tempo. 

O paladar do bebê também está se desenvolvendo. Existem estudos que mostram que os sabores dos alimentos consumidos pelas mães grávidas acabam indo parar no líquido amniótico.

SEMANA 15 – 2º dia

AMNIOCENTESE 

Nesta fase, é possível que seu médico sugira a realização de um exame de sangue para detectar problemas genéticos. E ainda sugira a amniocentese, um exame onde é retirado uma amostra de líquido amniótico através do abdome,   recomendado para mulheres com mais de 35 anos ou para aquelas com histórico familiar de problemas genéticos. Caso o cálculo de risco ou exame de translucência nucal estiver alterado, o médico também poderá indicar o exame. . Peça a seu médico para explicar a você todas as implicações dos testes feitos para detectar anormalidades cromossômicas.

SEMANA 15 – 3º dia

Existem ótimos livros para aprender mais sobre os desafios e delícias de ser mãe. Aproveite essa fase tranquila para ganhar conhecimento e se preparar para a vida nova. Confira algumas sugestões de leitura:

  • O Bebê Mais Feliz do Pedaço – Dr. Harvey Karp (Ed. Planeta, 1ª Edição 2004)
  • Os Segredos de Uma Encantadora de Bebês – Tracy Hogg e Melinda Blau (Ed. Manole, 1ª Edição 2002)
  • Supernanny – How to Get the Best From Your Children – Jo Frost (Hodder & Stoughton, 1ª Edição 2006) – Sem edição em português
  • Criando Meninas – Steve Biddulph (Ed. Fundamento, 3ª Edição 2014)
  • Criando Meninos – Steve Biddulph (Ed. Fundamento, 3ª Edição 2014)
  • Child of Our Time – Tessa Livingstone (Bantam Press, 1ª Edição 2005)
  • A Criança e o Seu Mundo – Donald W. Winnicott (Ed. LTC, 6ª Edição 1982)

SEMANA 15 – 4º dia

SUA PELE

A gravidez pode deflagrar a acne, até em mulheres que não tinham espinhas desde a adolescência. Os hormônios estimulam as glândulas sebáceas, deixando a pele mais oleosa. Limpe a pele regularmente com um sabonete suave para limpeza facial e use hidratantes que não contenham óleo. Procure manter a pele limpa e fresca, evite esfregar a toalha ao secar o rosto. Não use cremes e pomadas antiacne sem a orientação do seu médico, porque muitos desses produtos, mesmo os vendidos em supermercados e farmácias, contêm substâncias que podem ser prejudiciais ao bebê. Tenha cuidado especial Evite produtos à base de ácido retinóico e de ácido salicílico (ou aspirina).

SEMANA 15 – 5º dia

SEXO DO BEBÊ

Nesta semana, o futuro bebê pesa cerca de 50 g e mede 10 cm aproximadamente. Também já é possível saber seu sexo a partir de agora, pois os órgãos genitais externos podem estar desenvolvidos o suficiente para serem distinguidos. O único impedimento será o fato do bebê fechar as perninhas durante o ultrassom.

Com o rosto totalmente delineado, os olhinhos do futuro bebê continuam fechados, mas ele já percebe as alterações de luz e pode até ficar incomodado se você disparar um flash próximo à barriga. Talvez até resolva se encolher um pouquinho. Sua pele também é muito sensível, lisa e transparente, porém acaba de ganhar a proteção de uma fina camada de pelos chamada lanugem. Após o nascimento, essa penugem vai cair e, aos poucos, nascerão novos pelos. 

SEMANA 15 – 6º dia

SEU BEBÊ

No caso de primeira gravidez, você provavelmente sentirá os primeiros movimentos entre 18 e 20 semanas. Quem não é marinheira de primeira viagem e já conhece a sensação costuma senti-la pela primeira vez entre 15 e 18 semanas.

Algumas mulheres só sentem o bebê se mexer mais tarde, na 20ª semana ou mais, ou com uma frequência menor, então, não se preocupe se ainda não notou nada. 

Para tentar sentir, você pode comer alguma coisa e se deitar de barriga para cima, bem parada, prestando atenção. Talvez a sensação apareça.

SEMANA 15 – 7º dia

EVITE INFECÇÕES NO TRATO URINÁRIO

Os seguintes cuidados durante a gravidez costumam reduzir os riscos de contrair uma infecção do trato urinário:

  • depois de fazer cocô, preste atenção ao se limpar, para que bactérias do ânus não se espalhem para dentro da vagina;
  • lave com bastante água a região entre as pernas, mas evite sabonetes fortes, pomadas e produtos de higiene feminina que possam matar as boas bactérias da região e irritar o trato urinário, que é bem sensível;
  • esvazie completamente a bexiga quando fizer xixi;
  • não fique segurando a vontade de urinar;
  • use calcinhas de algodão;
  • troque diariamente as calcinhas e as meias-calças; e
  • beba muita água.

Se não for tratada, a infecção urinária pode causar muita dor e até ser perigosa, pois, às vezes, migra para a região dos rins. Entre os principais sintomas estão: dor ou queimação ao fazer xixi; dor na pelve, no baixo ventre, ou dor do lado; vontade frequente e incontrolável de ir ao banheiro; e dor durante a relação sexual. Caso a dor seja mais nas costas, pode ser que já tenha progredido para o rim. Avise imediatamente seu médico.

VOLTAR PARA O INÍCIO

Décima sexta semana de gestação

SEMANA 16 – 1º dia

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

O bebê tem agora, mais ou menos, o tamanho de uma pera. Alguns sistemas mais avançados do corpo, como o circulatório e o urinário, estão funcionando. Muitos bebês brincam com o cordão umbilical nessa fase. As pernas estão muito mais desenvolvidas, e ele tem a cabeça mais reta. As pálpebras continuam fechadas, mas os olhos se mexem.

Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo, até dentro do útero. As fotos de desenvolvimento fetal têm o objetivo de dar apenas uma ideia geral de como o bebê cresce durante a gravidez.

SEMANA 16 – 2º dia

Entre a 16ª e a 20ª semana de gravidez, você deve fazer a ultrassonografia morfológica, que vai checar o desenvolvimento do seu filho de forma detalhada (é verificado a anatomia do feto, inclusive o desenvolvimento do cérebro e do crânio, o coração, a cavidade peitoral, o diafragma, o estômago, a cavidade abdominal, a bexiga, os braços, as pernas e a coluna vertebral). Outra informação importantíssima que esse exame pode trazer (embora nem sempre seja possível ver) é o sexo do seu filho.

SEMANA 16 – 3º dia

CUIDE-SE

O crescimento do útero pode provocar pontadas devido à expansão do abdome. Esse tipo de dor, geralmente, é temporário, mas saiba que o aumento do útero sobrecarregará suas costas. É importante cuidar da postura para proteger a coluna e evitar a pressão e as dores.

Você deve ter engordado até agora algo entre 2,5 e 4,5 quilos.

SEMANA 16 – 4º dia

SEU CORPO

Pode ser que, de vez em quando, você sinta uma dor nas laterais do corpo ao fazer movimentos bruscos. Os ligamentos dos dois lados do útero e das paredes da pelve estão esticando conforme o bebê vai crescendo. É normal sentir um pouco de dor, mas, se você continuar dolorida por dias, ou se o desconforto for piorando, fale com seu médico.

Agora você tem aquela barriguinha simpática e discreta da gravidez. Exiba-a com orgulho, usando blusinhas justinhas como colas.

SEMANA 16 – 5º dia

DESEJOS

A ciência ainda não conseguiu explicar porque certas mulheres têm desejos estranhos, mas acredita-se que mudanças hormonais tenham alguma influência. Essas alterações podem ter efeitos significativos no paladar e no olfato, tornando uma fatia de fiambre a mais deliciosa das comidas, e o cheiro do seu perfume favorito, o pior odor da face da terra. O paladar para sucos azedos pode aumentar e a mais viciada em café pode refugar muitas vezes sua companheira.

SEMANA 16 – 6º dia

CÃIBRAS

O peso extra que você está carregando, provavelmente, é o responsável pelas cãibras noturnas. Elas acontecem com mais frequência no segundo e no terceiro trimestre. Entre outras possíveis causas estão o excesso de fósforo (presente em frios, salgadinhos e refrigerantes) e a escassez de minerais, como o cálcio, o magnésio e o potássio em circulação no sangue. Quando a cãibra acontecer:

  • faça alongamentos;
  • massageie o músculo afetado pela cãibra;
  • tome um banho quente ou coloque uma bolsa de água quente na região afetada (dormir de meia também ajuda);
  • caminhe. Andar por alguns minutos costuma aliviá-las, pois estimula a circulação;
  • alongue-se antes de dormir;
  • evite passar muito tempo de pé ou sentada com as pernas cruzadas, e tente não usar salto;
  • sempre que estiver sentada, movimente o tornozelo e os dedos do pé, seja no trabalho, num jantar ou assistindo à TV;
  • coma alimentos ricos em cálcio. Se as cãibras estiverem atrapalhando sua vida, converse com o médico;
  • coma bananas e tome suco de laranja, ricos em potássio; e
  • evite refrigerantes, por conterem bastante fósforo. 

Se a dor for constante, e não uma cãibra ocasional, ou se você perceber inchaço ou sensibilidade, fale com seu médico.

SEMANA 16 – 7º dia

GRAVIDEZ E POSTURA

Atenção redobrada à postura ao caminhar para evitar dor nas costas. Mantenha a cabeça bem erguida, com o queixo fazendo uma linha paralela imaginária ao chão, os quadris próximos à linha dos ombros e o olhar para frente. Balance os braços para ajudar no equilíbrio e, também, para intensificar a atividade física. Ao exercer suas atividades físicas, fortaleça os músculos dos ombros, costas e braços. Carregar o bebê nos braços por longos períodos pode ser exaustivo e a amamentação poderá favorecer uma postura em concha. Lembre-se de alongar após esses momentos.

VOLTAR PARA O INÍCIO

Décima sétima semana de gestação

SEMANA 17 – 1º dia

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

Com a ajuda de um estetoscópio especial, já dá para escutar os batimentos cardíacos do bebê. O cordão umbilical, a sua ligação vital à placenta, começa a ficar mais forte e mais grosso. O bebê consegue mexer as articulações e o esqueleto – que, até agora, eram apenas uma cartilagem tipo borracha – começa a enrijecer e a formar osso.

Obs.: É importante reforçar que especialistas acreditam que cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo, mesmo dentro do útero. As fotos de desenvolvimento fetal têm o objetivo de dar apenas uma ideia geral de como o bebê cresce durante a gravidez.

SEMANA 17 – 2º dia

SEUS SEIOS

É possível que a parte mais escura em volta dos mamilos esteja mudando de tamanho à medida que seus seios crescem e as veias na área dos seios costumam ficar bem mais aparentes. Isso é normal e pode persistir por até um ano depois do nascimento do bebê.

Pequenas bolinhas que ficam ao redor da aréola (aquele círculo mais pigmentado em volta do bico do seio) são outra novidade, que nem eram muito visíveis antes de você engravidar. Agora essas bolinhas, um tipo de glândula produtora de gordura, podem ficar mais protuberantes. 

SEMANA 17 – 3º dia

SEXO

Mesmo que você não ache, seu companheiro, provavelmente, a considera bastante interessante. Se não há recomendação médica para o contrário, é seguro manter relações sexuais durante a gravidez. Algumas mulheres têm mais libido durante a gestação, enquanto outras preferem deixar o sexo de lado. As duas coisas são perfeitamente normais. 

SEMANA 17 – 4º dia

EXERCITE A MEMÓRIA

Sempre que possível, procure exercitar a memória. Estudos apontam que as falhas de memória na gravidez podem estar relacionadas com as variações hormonais, que deixam o metabolismo e os reflexos lentos.

Para os médicos, não há uma causa específica para esses esquecimentos, e sim hipóteses.  Memória fraca na gravidez é quase uma lenda. A tempestade hormonal até pode contribuir para esses esquecimentos passageiros, mas não há nada que comprove isso. Por isso, o consenso entre os especialistas está na mudança no foco de atenção nesse momento.

Neurocientistas relatam que a percepção, sensibilidade e interesse estão aguçados para assuntos ligados à saúde, proteção e família durante esse período. Além disso, uma das explicações para você ter esquecido a letra da sua música favorita ou o nome daquele filme incrível que viu no fim de semana pode ser o estresse. A preocupação com as alterações do corpo e o planejamento para a chegada do bebê influenciam e muito na memória das gestantes.

SEMANA 17 – 5º dia

SEU BEBÊ

O esqueleto do recém-nascido é composto por 300 elementos (uma combinação de ossos e cartilagens). À medida que a criança cresce, alguns deles endurecem e fundem-se. Quando alcançar a idade adulta, terá apenas 206 ossos. Essa esta discrepância se justificada pelo crescimento e união de alguns ossos, até aos 18 anos no caso das mulheres, e até aos 20 anos no caso dos homens.

No útero, o esqueleto é formado por cartilagem, no entanto, durante o processo de crescimento, essa cartilagem vai sendo progressivamente substituída por osso. Esse procedimento é denominado por ossificação. O processo leva muito tempo até ficar finalizado, já que a constituição definitiva apenas se verifica nas idades referidas anteriormente.

SEMANA 17 – 6º dia

IRRITAÇÃO CUTÂNEA

Poderá sentir bastante coceira no peito e na barriga, agora que a pele começa a esticar. Tomar banho com água morna – não muito quente – pode aliviar. Algumas mulheres garantem que um banho morno com uma solução de farinha de aveia pode aliviar a coceira. Mal não faz, porém não há nenhuma recomendação médica para tal.

Utilize um sabonete suave e hidratante e aplique o creme hidratante na pele ainda úmida após o banho. As roupas podem causar coceira também, procure usar calças que encaixem por baixo da barriga. Calcinhas ou calças que cubram a barriga podem irritar a pele.

SEMANA 17 – 7º dia

AS CÉLULAS SANGUÍNEAS DO BEBÊ

As células sanguíneas começaram a ser produzidas lá nas primeiras semanas da gestação. Agora as células sanguíneas estão sendo produzidas em larga escala no fígado e no baço do feto até às 28 semanas aproximadamente. Depois disso, a medula óssea dos ossos chatos do bebê assumirão a maior parte da produção sanguínea.

VOLTAR PARA O INÍCIO

Décima oitava semana de gestação

SEMANA 18 – 1º Dia

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

Esta semana é o começo oficial do seu quinto mês de gestação. Seu bebê já é capaz de sentir e ouvir. Agora tudo que ele consegue ouvir é seu coração e os barulhos do seu sistema digestivo. Porém, em breve ele poderá ouvir ruídos fora do útero e sua voz. Se for uma menina, o útero e as trompas já estão formados.

Os vasos sanguíneos são visíveis através da pele, muito fina, e as orelhas já estão na sua posição final e destacam-se da cabeça. A mielina (uma camada de proteção) começa a formar-se em redor dos nervos, um processo que continuará durante um ano após o nascimento.

Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo, até dentro do útero. As páginas de desenvolvimento fetal têm o objetivo de dar apenas uma ideia geral de como o bebê cresce durante a gravidez.

SEMANA 18 – 2º Dia

NÃO SE ESQUEÇA DE INGERIR CÁLCIO

Durante toda a gravidez é necessário ingerir muito cálcio. Na hora do lanche, você pode comer amêndoas e pedacinhos de queijo. Faça vitaminas com iogurte natural e agregue o gergelim nas refeições; pode não parecer, mas ele é rico em cálcio. Evite refrigerantes, pois o fósforo contido neles prejudica a absorção do cálcio e ainda pode provocar cãibras. Opte por água de coco ou algum suco, evitando adoçantes artificiais.

SEMANA 18 – 3º Dia

INSEGURANÇAS PATERNAS

Mesmo que não digam, muitos homens têm receio de que, após a chegada do bebê, a sua companheira se esqueça dele e centre todo o seu amor e atenção ao recém-nascido. “Será que ela vai continuar gostando de mim depois que o bebê nascer?”. Dê-lhe confiança desde já com palavras e gestos e explique que ambos, pai e mãe, irão concentrar-se muito nas necessidades do bebê. Quando o bebê nascer, procurem reservar um tempo para o casal. Seu filho vai mudar completamente sua rotina, agora é hora de preparar-se para tal, lembrando que a presença do pai da criança é muito importante desde a gestação.

SEMANA 18 – 4º Dia

TEMPERATURA CORPORAL

Durante toda a gravidez, não é recomendado usar saunas, ofurôs ou banheiras muito quentes (com temperatura superior a 30º). A temperatura corporal da mãe pode prejudicar o feto. Isso também vale ao fazer exercícios físicos; você deve tomar cuidado para seu corpo não ficar muito quente. Outra razão para manter-se longe de ambientes quentes é que as grávidas têm tendência natural à hipotensão (pressão baixa) e ficam mais suscetíveis a desmaios.

SEMANA 18 – 5º dia

SEU CORPO

Evite ficar demasiado tempo sentada ou em pé. Você tem mais sangue no seu corpo e ele precisa circular. Mova-se!

Contudo, a recomendação para não ficar em pé por muitas horas durante a gravidez não é nenhuma novidade. Sabe-se que a pior postura para a grávida é ficar em pé, por causar problemas na coluna, pois sobrecarrega a região lombar, e facilitar o aparecimento de varizes na perna. Nessa posição, o ideal é que a mulher esteja caminhando.

SEMANA 18 – 6º dia

ULTRASSOM 

Provavelmente, é nesta época que seu médico vai pedir um ultrassom morfológico. Uma ultrassonografia detalhada que pode levar mais de meia hora. Nesse exame, também é possível determinar a localização da placenta. Se estiver bloqueando a abertura do colo do útero, o médico vai pedir novos exames.

Na maioria dos casos, ela muda, não se preocupe. Também, vai medir a cabeça do bebê e o fêmur e verificar se o crescimento do bebê está dentro da média. Por ser um exame detalhado, levar o pai do seu bebê junto pode ser uma boa ideia. Ele vai ver o bebê melhor e vai gostar muito da experiência.

SEMANA 18 – 7º Dia

SEU CORPO

Essa linha, que pode ter até um centímetro de largura, aparece na parte inferior do abdome, muitas vezes, passando pelo umbigo. Tende a surgir perto do segundo trimestre da gravidez. É causada pela pigmentação da pele na área em que seu músculo abdominal se distende para acomodar o bebê, ficando ligeiramente separado. A linha, também é chamada de linea nigra, pode levar até um ano para desaparecer  depois do parto.

VOLTAR PARA O INÍCIO

Décima nona semana de gestação

SEMANA 19 – 1º dia

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

O útero está quase à altura do umbigo. De agora em diante, ele aumentará cerca de um centímetro por dia. Os músculos e ligamentos que sustentam a barriga estão se esticando cada vez mais, sendo normal sentir um pouco de dor. Os braços e as pernas do bebê já são proporcionais entre si e relativamente ao resto do corpo. O cabelo da cabeça começa a cair.

Nesta fase, começa a se desenvolver os sentidos: o cérebro do bebê começa a definir áreas especializadas para o cheiro, o paladar, a visão, a audição e o tato. Nesta semana o bebê já pode ouvir tudo o que passa, e melhor: ele ouve a sua voz.

SEMANA 19 – 2º dia

FALE COM SEU BEBÊ

Desde os primeiros meses o bebê já ouve. Portanto, papai e mamãe podem cantar e conversar com o filho. Exames mostram que o nenê ainda na barriga relaxa ao ouvir sons de músicas do “mundo externo”. A voz dos pais já é reconhecida e reconfortante para o bebê assim que nasce.

A hora do banho e da alimentação são importantíssimos para a criação de vínculos fortes. O banho permite que os pais toquem no bebê e no pós-banho a massagem acalma e deixa o bebê seguro nas mãos dos pais.

Envolva o pai nesse processo e incentive-o a falar com o bebê.

SEMANA 19 – 3º dia

SEU BEBÊ

Seu bebê está ficando mais inteligente. Uma substância chamada mielina começou a se formar em volta dos neurônios (células do sistema nervoso). Isso garantirá a perfeita transmissão de impulsos elétricos no cérebro da criança, o que é de extrema importância para o desenvolvimento intelectual dela para o resto da vida.

São motivos para comemorar, afinal era só isso o que faltava para o sistema nervoso do bebê funcionar impecavelmente. De resto, ele segue na sua rotina de desenvolvimento e evolução: engordando, encompridando e aprimorando aptidões.

SEMANA 19 – 4º dia

TIRE OS ANÉIS

Você ficaria surpresa ao saber que muitas grávidas têm de pedir a um joalheiro profissional que lhes corte os anéis dos dedos. Isso ocorre devido ao inchaço causado pelos hormônios da gravidez. Se tirar sua aliança lhe parece impossível, coloque-o em um colar e use-a junto ao pescoço.

É sempre aconselhável manter o médico informado do inchaço, para que ele possa analisar e decidir se o inchaço é normal ou intervir, caso coloque em risco a vida e o bem-estar da mãe ou do bebê.

SEMANA 19 – 5º dia

INCHAÇO

Para prevenir o inchaço na gravidez é importante:

  • não tomar refrigerantes e consuma alimentos ricos em magnésio, como aipo, por exemplo. O magnésio ajuda a controlar a pressão;
  • evitar excesso de sal (não retirar totalmente o sal, porque além do sódio, o iodo encontrado no sal é um mineral importantíssimo para o equilíbrio hormonal);
  • colocar os pés para cima quando estiver sentada ou mesmo deitada com a ajuda de almofadas;
  • manter a ingestão de líquidos; e
  • fazer alguma atividade física que não provoque impactos, como hidroginástica ou caminhadas em piso regular de terra ou de grama.

SEMANA 19 – 6º dia

SALTO ALTO

O salto alto modifica a postura e seu centro de gravidade, colocando mais pressão sobre a região lombar da coluna, já bastante vulnerável devido ao peso da barriga. O uso de sapatos baixos é mais aconselhável, pois os ligamentos ficam mais frouxos na gravidez e a possibilidade de torcer o pé com o salto alto é maior. Uma possível queda pode ser prejudicial ao bebê. Sapatos de plataforma, apesar de pressionar menos a lombar, têm as mesmas chances de você se desequilibrar.

SEMANA 19 – 7º dia

SEU CORPO

Boas notícias, como a barriga cresceu, há mais espaço para o bebê, e ele parou de pressionar tanto a bexiga. Agora você vai levantar menos da cama para ir ao banheiro. Aproveite para descansar, já que sua noite de sono vai melhorar.

Agora, se você já sentiu seu bebê chutar, já saberá distinguir os chutes e as cambalhotas dele. Para algumas mulheres, leva um pouco mais de tempo, não se preocupe. Daqui a pouco, vai ficar até difícil dormir com tanto movimento.

VOLTAR PARA O INÍCIO

Vigésima semana de gestação

SEMANA 20 – 1º dia

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

A essas alturas, ele já pesa 260 g e mede cerca de 16 cm. O útero está exatamente na altura do umbigo. O corpo do bebê está coberto por uma substância branca e gordurosa chamada de vernix caseosa, que protege a pele da longa imersão no líquido amniótico. Quando chegar a hora do parto, esse revestimento também facilitará a passagem pelo canal de parto.

O bebê já engole mais, esse é um bom treino para o sistema digestivo. Ele também já começou a produzir o mecônio, uma substância preta e pegajosa composta por células mortas, secreções digestivas e líquido amniótico ingerido. Essa substância se acumula nos intestinos, e você verá quando trocar a primeira fralda do seu bebê. Alguns bebês também a eliminam no trabalho de parto ou se submetido a estresse no ambiente fetal.

Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo, até dentro do útero. As fotos de desenvolvimento fetal têm o objetivo de dar apenas uma ideia geral de como o bebê cresce durante a gravidez.

SEMANA 20 – 2º dia

SEUS SEIOS

Existem algumas técnicas que podem ser usadas para fortalecer a pele dos mamilos e estimular as glândulas mamárias. Tudo para evitar probleminhas na hora da amamentação.

A regra número um é lavar o mamilo apenas com água. Não utilize sabonete. Eles já têm uma hidratação natural ideal que deve ser preservada. Todo o dia no banho, use uma bucha vegetal para lavar os mamilos. Aos poucos, como um mecanismo protetor, a pele começa a engrossar e ficar mais resistente, preparando-se para a sucção constante do bebê após o nascimento.

O banho de sol é um dos melhores procedimentos para preparar os seios. Tome de 10 a 15 minutos de sol no seio todos os dias, antes das 10 da manhã ou depois das 3 da tarde. Dependendo do seu tipo de pele e da intensidade do sol, você pode aumentar ou diminuir um pouco esse tempo. Se não tiver como tomar sol, você poderá utilizar uma lâmpada incandescente com a mesma finalidade (de 40W ou 60W é suficiente).

O calor do sol e da lâmpada deixa a pele mais resistente. Essa dica é especial principalmente após o parto, quando a amamentação já começou e os mamilos estão sensíveis ou com rachaduras.

SEMANA 20 – 3º dia

SUA SAÚDE

Você está na metade da gravidez. Agora, depois de quatro meses e meio, o seu útero cresceu três vezes mais que o seu tamanho normal. De agora em diante, seu útero crescerá quase um centímetro a cada semana até o momento do parto.

Provavelmente, seu especialista vai pedir para fazer um ultrassom neste momento para determinar: a data do parto e a localização correta da placenta. O ultrassom oferece a possibilidade de contar seus dedinhos, ver o sexo (se quiser saber) e reafirmar que tudo está bem lá dentro. Peça as fotos do ultrassom para colecionar no álbum de fotos do bebê.

SEMANA 20 – 4º dia

CONSUMIR FERRO

A anemia, por insuficiência de ferro no sangue, ocorre em aproximadamente 20% das mulheres grávidas. O ferro é um nutriente importante durante a gravidez e, portanto, é necessário ter certeza de que a mulher grávida o consome adequadamente.

O bebê precisa dele para produzir glóbulos vermelhos. Entre os alimentos ricos em ferro estão carnes vermelha magras, lentilhas e vegetais de folhas verdes. Para facilitar a absorção desse nutriente, coma esses alimentos junto com cítricos ricos em vitamina C, como a laranja para aumentar sua absorção.

SEMANA 20 – 5º dia

SUA VIDA

Emotividade, instabilidade e mais intolerância são comuns nesta fase da gestação. As expectativas em relação ao bebê e seu bem-estar provocam emoções que precisam ser compreendidas por aqueles que convivem com você. Deixe isso claro a seus amigos e familiares. As mudanças no seu corpo e a incapacidade de realizar tarefas, que antes eram fáceis, podem deixá-la bastante mal humorada.

Certa quantidade de estresse pode ser benéfico para nos estimular a tomar ações fortes na vida, mas o estresse constante pode gerar efeitos negativos em você e no bebê. Se você tem uma vida muito estressante, deve tomar as medidas necessárias para conseguir relaxar.

SEMANA 20 – 6º dia

EVITE SITUAÇÕES DE RISCO

Praticar exercícios físicos é muito recomendado para gestantes. Mas não exagere. Nem pense em praticar esportes de alto impacto. Até mesmo uma partida de vôlei na praia pode terminar em uma bolada na barriga ou em um tombo que pode prejudicar seu bebê. Continue com suas caminhadas, hidroginástica ou com os exercícios aprovados por seu obstetra.

SEMANA 20 – 7º dia

SEU CORPO

Agora sim as calças não fecham mais. É hora de fazer compras, mas não desperdice em peças de roupa que não podem ser aproveitadas depois. Hoje em dia há várias lojas especializadas para as futuras mamães. Trabalha-se com o conceito de moda gestante, ao invés de roupa de grávida. Calças jeans estilosas, com elástico na cintura e blusas soltas decotadas com tecidos modernos sempre podem ser aproveitadas por um bom tempo depois.

VOLTAR PARA O INÍCIO

Vigésima primeira semana de gestação

SEMANA 21 – 1º dia

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

Seu bebê agora é medido da cabeça ao calcanhar, já que as pernas estão melhor desenvolvidas. Ele pesa entre 300 e 350 gramas e tem ao redor de 23 cm, o comprimento e o peso de uma banana.

Também já tem as sobrancelhas e as pálpebras plenamente desenvolvidas. Nas pontas dos dedos já há unhas.

O batimento cardíaco do bebê fica mais forte e mais alto a cada dia. Até há algumas semanas, seu médico precisava de um dispositivo especial, chamado Doppler para ouvi-lo. Agora tudo o que ele precisa é de um estetoscópio.

SEMANA 21 – 2º dia

SEU BEBÊ

Seu bebê está começando a dormir e a acordar em ciclos diferentes. Exames de ultrassom mostram que os bebês ainda não nascidos podem se aconchegar em posições de dormir favoritas. Eles podem colocar o queixo no peito, apoiar as mãos sobre o queixo ou ainda inclinar a cabeça para trás.

Os ossos do ouvido interno estão se formando inteiramente agora, e o nariz está começando a tomar forma.

A audição está mais apurada, de modo que sons fortes poderão assustá-lo. O bebê reconhece melhor ainda a voz da mãe, portanto, falar com ele fortalece o vínculo materno. O pai pode e deve participar dessa conversa. E se já escolheu o nome para o bebê, então, comece a usá-lo!

SEMANA 21 – 3º dia

SOLUÇOS

Você provavelmente sentiu seu bebê rolando, mergulhando e chutando dentro da barriga. Agora você pode também sentir uma batida rítmica. Não, ele não está batucando uma música, ele está soluçando. Isso serve de treino para o aparelho respiratório (o líquido amniótico entra nos pulmões e é logo expelido na expiração).

A maioria dos bebês começam os soluços no útero, possivelmente devido a um diafragma imaturo que tem espasmos. Não há nada que você possa fazer para parar os soluços, mas também não há necessidade disso – não são prejudiciais, nem agora, nem depois que ele nascer.

SEMANA 21 – 4º dia

SEU CORPO

Algumas dores nas costas, especialmente na parte baixa, são muito comuns durante a gravidez, e não poderia ser diferente. O útero, em plena expansão, está deslocando o seu centro de gravidade. Enquanto isso, o hormônio do relaxamento está suavizando todas as articulações e ligamentos do corpo, incluindo os ligamentos que mantém os ossos pélvicos unidos a sua espinha. Isso permitirá que a pelve se expanda para acomodar a cabeça do bebê na posição correta.

É muito difícil, sobretudo no terceiro trimestre, encontrar uma posição cômoda para dormir durante a gestação. Tente ficar de lado com um travesseiro entre os joelhos para que a região lombar tenha um suporte.

SEMANA 21 – 5º dia

SUA SAÚDE

Qual é uma boa dieta durante a gestação? Em primeiro lugar, não faça regime! Agora não é hora de passar fome. Também não é hora de perder peso. Coma alimentos bons e nutritivos e, depois da gravidez, você perderá todos os quilos que ganhou. Se você tem problema de peso – se está acima ou abaixo do peso ideal – talvez precise seguir um programa nutricional especial durante a gestação. Converse sobre isso com seu médico.

SEMANA 21 – 6º dia

TRANSFORMAÇÃO

Seu útero está em plena expansão deslocando seu centro de gravidade. Enquanto isso, o hormônio do relaxamento está suavizando todas as articulações e ligamentos do corpo, incluindo os ligamentos que mantém os ossos pélvicos unidos a sua espinha. Isso permitirá que a pélvis se expanda para acomodar a cabeça do bebê na posição correta. Tudo isso causa dores e desconforto. Seja forte! Você aguenta essa!

SEMANA 21 – 7º dia

SEU BEBÊ

Seu filho é único e a natureza imprime marcas que revelam essa peculiaridade. Nos seus minúsculos dedos, por exemplo, apareceram vários sulcos, que, em breve, darão origem às impressões digitais. As pálpebras começam lentamente a se abrir. É como se o bebê quisesse conhecer aos poucos o mundo que o acolhe.

O aparelho digestivo já trabalha a pleno vapor. Parte de suas engrenagens, como o intestino delgado, começou a se desenvolver cedo, por volta da sétima semana. Agora foi ativada outra de suas peças, o intestino grosso, por onde passa uma parte do líquido amniótico, que o feto está continuamente engolindo.

VOLTAR PARA O INÍCIO

Vigésima segunda semana de gestação

SEMANA 22 – 1º dia

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

Nesta semana, o bebê mede 25 a 27 cm e pesa 350 gramas, aproximadamente. O bebê já está com as proporções que vai nascer, mas ainda é bem pequeno. Ele ainda vai ter que engordar bastante. Enquanto isso não acontece, a pele fica enrugada. Os lábios e os olhos estão formados, embora a íris ainda não tenha pigmentos. O pâncreas, essencial para a produção de hormônios, continua se desenvolvendo. Os primeiros dentes já estão se desenvolvendo dentro da gengiva.  Os finos pelos da sobrancelhas, como os da sua cabeça, não contêm nenhum pigmento, eles são branco puro. Suas pálpebras estão completamente formadas, embora estejam fundidas juntas até aproximadamente a 28ª semana.

SEMANA 22 – 2º dia

SEU CORPO

A essa altura, você deve ter engordado entre 5 e 7 quilos. A partir de agora, o aumento de peso deve ser de pouco mais de 200 gramas por semana.

Apesar dos incômodos ocasionais, essa etapa da gravidez é muito divertida. Provavelmente, você só vai se sentir desconfortável novamente após as 30 semanas. Sua barriga cresceu o suficiente para que se sinta realmente grávida. O melhor é que você pode se levantar da cadeira com facilidade e até amarrar seus sapatos, porque sua barriguinha ainda não está tão grande. O mal-estar da manhã provavelmente já desapareceu e o apetite reapareceu. Aproveite esse momento!

SEMANA 22 – 3º dia

SISTEMA LÍMBICO

Responsável pelas emoções do bebê, o sistema límbico está em pleno desenvolvimento. Bem provável que você também sinta frequentes alterações de humor.

É esse o sistema que controla sentimentos e emoções. Embora possa parecer incrível, isso lhe permitirá ter mudanças de humor nas próximas semanas. Já podemos perceber as unhas, as sobrancelhas e as pálpebras do bebê. Só faltam aparecer os cílios. A partir de agora, ele começa a desenvolver os seus sentidos, principalmente o tato e o paladar.

SEMANA 22 – 4º dia

BEM-ESTAR

Você está no meio de sua gravidez. Neste momento, vai sentir que a sua respiração se torna mais profunda e que o seu ritmo cardíaco se acelera. O fato de se sentir mais cansada é normal: seu corpo mudou bastante após as primeiras semanas da gravidez e já é tempo de repousar e de deixar de lado as atividades que requerem esforços exagerados de sua parte.

Programe uma noite a dois, vá ao cinema, a um barzinho, a seu restaurante favorito ou a qualquer outro lugar que lhe propicie momentos de intimidade entre você e seu parceiro. Aproveitem que o bebê ainda não nasceu e tomem um tempo só para vocês dois. Aproveite para fazer viagens curtas se ainda puder. Mais tarde não será recomendável.

SEMANA 22 – 5º dia

VITAMINA C

A vitamina C é uma substância com alto poder antioxidante que faz parte do grupo de 13 vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo. Por ser solúvel em água (hidrossolúvel), o excesso dela é facilmente eliminado através da urina. A função predominante da vitamina C é a proteção do organismo, ajuda a proteger a pele e as gengivas. Ela é essencial para a absorção do ferro, na cicatrização e no crescimento normal dos ossos, além de promover a síntese dos hormônios. Precisa de mais razões que isso? Coma frutas como laranja e tangerina, abacaxi, morangos, e verduras como rúcula, tomate e agrião. Você precisa de 80mg/dia.

SEMANA 22 – 6º dia

LONGE DO ÁLCOOL

Se você ingerir bebidas alcoólicas, você estará expondo seu bebê a riscos. O álcool atravessa facilmente a placenta, mantendo-se em elevada concentração no sangue do bebê que ainda não consegue metabolizá-lo. O álcool produz seu efeito tóxico em nível de divisão celular, por isso você corre o risco do seu filho desenvolver a Síndrome Alcóolica Fetal ou até mesmo de perder seu bebê. Não encare a ingestão de álcool, principalmente durante a gravidez, de ânimo leve. Não beba nada pois, a princípio, não há consenso sobre um limite seguro.  

SEMANA 22 – 7º dia

SEU CORPO

Você acha que sua barriga está pequena para a 22ª semana? Não se preocupe, algumas mulheres ficam mais barrigudas que outras. Procure não ficar ansiosa. Na primeira gestação, a barriguinha é menor. Da segunda em diante, a barriga aparece mais cedo.

Durante esta semana, vai ver que a sua respiração é mais profunda e o ritmo cardíaco se acelera. Isto é devido ao maior volume de sangue circulante e a certa sobrecarga cardíaca.

VOLTAR PARA O INÍCIO

Vigésima terceira semana de gestação

SEMANA 23 – 1º dia

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

Seu bebê parece um recém-nascido minúsculo e magro. Pesa aproximadamente 370 gramas e mede cerca de 25 cm, quase o comprimento de uma boneca Barbie.

O líquido amniótico que cerca o seu bebê é o lugar perfeito para que ele cresça saudável. O líquido salgado o mantém morno, protegendo-o das infecções. Além disso, é flutuante o bastante para que ele exercite o seu corpo. Agora, a Bolsa contém aproximadamente 500 ml de líquido amniótico, que é trocado aproximadamente a cada três ou quatro horas.

Além dos avanços na audição do bebê, os pulmões estão se desenvolvendo. Ele continua engolindo líquido amniótico para treinar seu sistema digestivo, mas, normalmente, só vai fazer cocô pela primeira vez quando nascer.

SEMANA 23 – 2º dia

MÚSICA PARA SEU BEBÊ

Algumas pesquisas dizem que os bebês adoram música clássica no útero. Que tal  tocar Vivaldi para o seu? Faça isso por ele e aproveite.

Estudos indicam que uma música que a mamãe escute durante a gestação com frequência e seja prazerosa e agradável faz com que o bebê, mesmo após o nascimento, ao ouvi-la a reconheça e se tranquilize com o som que também já o agrada.

Não precisa aumentar demais o som da música achando que o bebê não escutará lá dentro da barriga. O líquido amniótico é um bom condutor de som.

SEMANA 23 – 3º dia

SUA VIDA

Que tal fazer suas unhas hoje? Saia para dar uma caminhada no parque ou, quem sabe, inove em um corte de cabelo. Buscar estar tranquila é o melhor para lidar com as fortes emoções da gravidez.

Escolher a lingerie certa ajuda a prevenir transtornos durante a gravidez, como problemas de circulação.

O ideal é aposentar as calcinhas tipo tanga e os sutiãs com armação e bojo durante a gravidez e escolher peças próprias para gestantes, que garantem conforto e sustentam a barriga e os seios, muito mais pesados nessa fase.

SEMANA 23 – 4º dia

SUA SAÚDE

Um dos problemas mais comuns na saúde oral durante a gravidez é a gengivite gravídica (inflamação gengival), sendo bastante comum entre os dois e os oito meses de gestação. Pode originar gengivas avermelhadas, sensíveis ou o aumento do volume com tendência a sangrar quando da escovação.

Todavia, as alterações hormonais consequentes da gravidez poderão exacerbar essa inflamação gengival. São, por isso, indicadas consultas de higiene oral mais frequentes durante o segundo trimestre ou no início do terceiro, de forma a evitar o aparecimento de complicações futuras. Se suas gengivas estiverem inchadas e sangrando, procure agendar agora o seu dentista.

Se precaver e evitar qualquer tipo de infecção durante a gestação é primordial.

SEMANA 23 – 5º dia

SUA SAÚDE

Quedas nem sempre são perigosas, mas fale com seu médico no mesmo dia contando o que aconteceu. Se você escorregou na escada e bateu o cóccix, provavelmente não tem com o que se preocupar, o bebê está protegido pelo líquido amniótico.

As quedas mais alarmantes são as que envolvem trauma no abdome. Em casos raros, pode haver complicações. Fique atenta para os movimentos do bebê após o acidente, pois esses são bons sinais. Se você sentir contrações, perda de líquido ou sangramento ligue imediatamente para seu médico.

Na maioria das vezes, na queda da própria altura, você protegerá instintivamente a barriga.

SEMANA 23 – 6º dia

SEU CORPO

O calçado é um item que merece toda atenção durante a gravidez. Além do quesito conforto, precisamos considerar a segurança dos modelos.

Usar um sapato inapropriado pode causar graves acidentes, como quedas por exemplo. Isso porque durante a gravidez a mulher está com um sobrepeso muito maior do que está acostumada, deixando-a mais lenta. O seu centro de gravidade muda em função do aumento do abdome e isto acaba levando à necessidade de adaptações no equilíbrio. A coluna vertebral será progressivamente sobrecarregada. Solas que escorregam e sapatos altos que podem ocasionar quedas ou torções devem ser guardados no fundo do armário até o final da gestação.

Os modelos mais indicados são aqueles com sola de borracha e salto baixo ou pouco salto, de dois até  cinco centímetros de altura.

SEMANA 23 – 7º dia

SEU CORPO

São os hormônios, principalmente a progesterona, que fazem com que a maioria das mulheres adore seus cabelos durante a gravidez, pois ficam mais volumosos, parecendo mais sedosos e bonitos. Mas, às vezes, podem ficar secos e quebradiços. Os hormônios da gravidez fazem com que a fase de crescimento, Anágena, dure por mais tempo fazendo com que os cabelos fiquem realmente mais encorpados.

VOLTAR PARA O INÍCIO

Vigésima quarta semana de gestação

SEMANA 24 – 1º dia

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

Seu pequeno ginasta pesa até 480 gramas e mede apenas 25 cm. Sua pele ainda é fina e frágil, mas o corpo está cada vez ocupando mais espaço dentro do útero. Nesta fase, o bebê está desenvolvendo as papilas gustativas e, talvez, você sinta que ele tem um fraco por doces!

Cientistas norte-americanos do Centro Monnel Chemical Senses descobriram que a presença da proteína Serca-3 na superfície das células das papilas gustativas tinha relação com a aceitação de alimentos amargos, levando a crer que o paladar tem um componente genético.

Outros estudos exploram se a apresentação de alimentos durante os nove meses teria influência sobre o paladar da criança mais tarde. É provável que os hábitos alimentares, depois do nascimento, sejam um conjunto de fatores, tais como o genético, a apresentação dos alimentos durante a gestação e início da infância e fatores culturais.

SEMANA 24 – 2º dia

SEU BEBÊ

Agora que os ossos dos ouvidos se endureceram, seu bebê pode ouvi-la e prefere a sua voz a todos os outros sons. Leia, fale ou cante diariamente para ele. Se você se sentir boba ao falar com a sua barriga, lembre-se de que quanto mais o bebê ouve sua voz, mais familiar você será quando ele nascer.

Os pulmões começaram a produzir o surfactante, uma substância responsável por garantir que ele consiga respirar sem problemas nos primeiros momentos fora da barriga da mamãe e, assim, ter fôlego extra para abrir o berreiro.

SEMANA 24 – 3º dia

SEU CORPO

Estrias avermelhadas podem aparecer na sua barriga, coxa, bumbum e seios. Muitas mulheres também reclamam de coceira na pele. Infelizmente, cremes até podem aliviar a coceira, mas não podem impedir o surgimento das estrias. Estas são típicas desse estágio da gravidez e costumam ficar mais discretas depois do parto. Sua mãe as tem? A hereditariedade é um dos fatores determinantes para o surgimento das estrias.

SEMANA 24 – 4º dia

GESTAÇÃO

No final do segundo trimestre, é uma boa hora para pesquisar sobre seu parto, frequentar aulas, conversar com outras mães. Se você está saudável e seu bebê também, busque coragem para ter seu filho da maneira normal. Pode ser que você sinta muita dor, mas a dor da cesárea vem depois do parto, justamente quando você mais precisa estar bem para cuidar do seu filho nas primeiras horas de vida.

SEMANA 24 – 5º dia

SEU CORPO

Um parto normal bem assistido não provoca sequelas permanentes na região vaginal. Se houver alguma lesão os médicos recompõe o períneo no mesmo momento (região entre a vagina e o ânus). Quando o inchaço diminuir, tudo volta ao normal.

O que existe no parto vaginal é o mesmo que na cesariana, é um afrouxamento da musculatura da região abdominal durante a gestação, que acompanha o crescimento do útero e pode afetar a região do períneo pelo peso aumentado. Praticar atividades físicas e exercícios para o assoalho pélvico durante o pré-natal e, também, na fase pós-parto, ajudam na recuperação.

SEMANA 24 – 6º dia

SUA SAÚDE

Diabetes Gestacional

Essa é a fase ideal para fazer o teste do diabetes.

Acontece quando os hormônios da gravidez impedem que a insulina funcione normalmente no corpo. A insulina é a substância produzida pelo pâncreas que permite que as células se alimentem de glicose (todo o alimento se converte em glicose depois da digestão). Quando há desequilíbrio da insulina, a glicose não entra nas células e fica no sangue, atravessa a placenta e acaba chegando ao bebê, que fica com excesso de açúcar.

Geralmente, os médicos tentam controlar a diabetes através da alimentação, já que é comum que depois do parto tudo volte ao normal. Porém, em alguns casos, a gestante pode necessitar de insulina.

SEMANA 24 – 7º dia

SUA SAÚDE

Se você não tem nenhuma complicação na gravidez, provavelmente, não irá apresentar nenhum problema relacionado a esforço físico, como carregar peso. Porém, vale o bom senso. Carregar peso, provavelmente, causará desconforto (como se você já não tivesse o suficiente), por isso é melhor que a atividade seja evitada.

É bem possível que você esteja esbarrando nas coisas ao seu redor e, às vezes, calculando, erroneamente, que irá passar numa brecha quando, na verdade, acaba se apertando mais do que esperava. Normal! Nos últimos dias, sua barriga cresceu e seus quadris se alargaram, sinais de que seu corpo está se adaptando para acomodar um bebê cada vez maior e se preparando para o parto.

VOLTAR PARA O INÍCIO

Vigésima quinta semana de gestação

SEMANA 25 – 1º dia

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

O feto mede 30 a 33 cm, pesa 600 a 700 gramas e já se parece com um bebê, apesar de a cabeça ser um pouco maior que o corpo. Os braços e as pernas são muito magros, pois o bebê só vai acumular a gordura nas semanas finais da gestação.

Seus pulmões continuam a se desenvolver. Antes eram sólidos e esponjosos, agora, enchem-se de saquinhos de ar. O bebê continua a praticar movimentos respiratórios, no entanto, sem ar, apenas utilizando o líquido amniótico.

Os movimentos do bebê são cada vez mais perceptíveis. Ele estica-se e quer tocar tudo o que está à volta. Agarra os pés e chupa o polegar, como também noutros dedos.

Tomografias do cérebro de fetos nessa fase mostram que os bebês respondem ao toque e que, se uma luz for colocada diante da barriga das mães, eles tendem a virar a cabeça. Segundo especialistas, isso indica o funcionamento do nervo óptico. 

SEMANA 25 – 2º dia

SUA SAÚDE E SEU SONO

Seu sono, provavelmente, não anda muito reconfortante devido a sonhos intensos ou a pesadelos. Isso é bem normal. Além disso, a barriga maior torna difícil encontrar uma posição confortável na cama. É recomendável dormir de lado (caso você ainda não faça isso). De preferência do lado esquerdo. Travesseiros são muito úteis, por isso use vários: entre as pernas, embaixo da barriga, na lateral ou onde eles a deixarem mais confortável.

SEMANA 25 – 3º dia

SEU BEBÊ

A música combina uma atividade da parte direita do cérebro (melodia) com uma atividade da parte esquerda (palavras), o que acabará por incentivar o crescimento das ligações entre as duas metades do cérebro do bebê. Normalmente, o feto reage melhor à voz da mãe e só depois às vozes masculinas graves.

SEMANA 25 – 4º dia

SUA VIDA

Já é tempo de pensar em tudo que vai mudar na sua vida e pensar no futuro do seu filho. As famílias modernas vêm buscando todos os recursos possíveis que podem trazer segurança para o menino ou menina que está a caminho.

Como a saúde e o bem estar vem em primeiro lugar, vá providenciando uma previdência privada, um plano de saúde e a coleta de células-tronco do sangue de cordão umbilical ao nascimento.

A coleta está se tornando rotina no mundo. Mais de 2,4 milhões de casais já coletaram no mundo. O sangue do cordão umbilical armazenado pode ser usado no transplante de medula óssea para doenças como as leucemias e linfomas. Sabe aquela situação que tanto se ouve falar, de alguém que precisa de um doador de medula e não encontra? Se você coletar e armazenar as células-tronco em um banco privado, o material estará disponível para o seu filho e sua família imediatamente em caso de necessidade. Os médicos vão querer testar se o material é compatível. A chance de compatibilidade entre familiares é bem maior do que recorrer a possíveis doadores sem parentesco.

SEMANA 25 – 5º dia

SUA VIDA

Mantenha com o futuro papai um bom canal de comunicação, que permita a cada um de vocês expressar seus desejos e temores. Também é uma oportunidade para expandir os horizontes sexuais, principalmente, no final da gravidez, quando certas posições, como o “papai e mamãe”, podem ser desconfortáveis ou até impossíveis. 

SEMANA 25 – 6º dia

SEU CORPO

Ainda não há pesquisas sólidas que indiquem com certeza se as tinturas para cabelo são ou não prejudiciais ao feto durante a gravidez. A Organização de Serviços de Informação sobre Teratologia (OTIS, em inglês), rede internacional que divulga dados sobre possíveis riscos na gravidez, afirma que não há relatos sobre tinturas de cabelo que tenham provocado mudanças na gestação. O órgão ressalta também que muito pouco da química das tintas é de fato absorvido pelo corpo. Outros estudos, que mostram possíveis efeitos prejudiciais,  não são muito definitivos. De qualquer maneira, não custa nada pecar pelo excesso e tentar esperar o máximo possível para voltar a pintar os cabelos. Busque soluções mais “lights”, como tonalizantes mais modernos e sem amônia.

SEMANA 25 – 7º dia

SUA SAÚDE

A desatenção e o esquecimento são muito comuns durante a gravidez e, embora possam ter origem física, não se configuram como um problema médico. Tenha em mãos sua agenda ou um bom e velho caderninho de anotações para escrever lembretes. A questão é que seu cérebro está instintivamente selecionando informações relacionadas ao seu momento mais importante. Aposto que se o assunto for bebê, roupinhas, mamadeiras, sua atenção estará aguçada!

VOLTAR PARA O INÍCIO

Vigésima sexta semana de gestação

SEMANA 26 – 1º dia

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

Seu bebê mede, aproximadamente, 31 a 34 cm e pesa 800 gramas. Os olhos estão começando a abrir. O bebê responderá melhor a sons, mais no finalzinho do sétimo mês, quando a rede de nervos que se estende até o ouvido estiver completa. 

A partir de agora até a hora do nascimento, o peso do seu filho triplicará, já que nas próximas semanas ele vai acumular gordura bem mais rapidamente. O bebê precisa de gordura para poder se ajustar à temperatura mais fria de fora em relação ao lugar tão quentinho em que está neste momento. 

O sistema nervoso do seu bebê está se desenvolvendo. À medida que as células do córtex cerebral amadurecem o bebê começa a desenvolver o pensamento consciente.

O cérebro está ganhando tamanho e os circuitos nervosos encontram-se ligados às células cerebrais. As fibras nervosas estão agora cobertas de mielina, a qual impulsiona a capacidade de o bebê aprender, recordar e fazer movimentos.

SEMANA 26 – 2º dia

GESTAÇÃO

Você está no final do segundo trimestre de gestação. Antes que possa imaginar, estará segurando seu bebê no colo. Nesse período, algumas mulheres têm um leve aumento da pressão arterial, o que é normal. Porém, se seu peso subir muito, sua visão ficar embaçada e seus pés e mãos incharem de repente, ligue para seu médico imediatamente ou procure um pronto-socorro.

SEMANA 26 – 3º dia

SEU CORPO

Que tal uma boa caminhada ao ar livre, em um lugar de natureza bonita ou coisas interessantes para olhar? Tenha cuidado com o sol, porque ele pode provocar ou piorar manchas no rosto. O surgimento do cloasma, manchas marrons no rosto causadas pelos hormônios femininos estrogênio e progesterona, é um exemplo. As  manchas aparecem durante a gravidez quando da exposição ao sol e normalmente desaparecem dentro do primeiro ano após o nascimento do bebê.

SEMANA 26 – 4º dia

SUA SAÚDE

Continue se alimentando com uma dieta equilibrada, com muitos grãos, verduras e legumes. Alimentos ricos em fibras, como pão, cereal e arroz integrais, são ricos em vitamina B e ajudam a aliviar o intestino preso. 

Nesta semana, é possível que o/a obstetra peça o teste de glicemia pós-prandial, que avalia como o seu organismo se comporta na hora de processar o açúcar dos alimentos. Essa avaliação serve para detectar o diabete gestacional, um problema que atinge 10% das grávidas e, geralmente, desaparece depois do parto. Esse exame pode ser feito entre as 24 e 28 semanas de gravidez.

SEMANA 26 – 5º dia

SEU CORPO

A celulite nada mais é do que a aparência do acúmulo de gordura, e parece estar ligada à produção de hormônios femininos, portanto, tende a ser um problema maior depois da puberdade e durante a gravidez. Infelizmente, não há provas científicas de que haja tratamento definitivo para se livrar das celulites, ao contrário do que prometem muitos cremes cosméticos e técnicas de massagem. O que os especialistas recomendam para atenuá-las é praticar exercícios e tonificar os músculos, tudo na medida em que for seguro para uma gestante fazer. No mais, relaxe e curta sua gravidez, diante de tantas coisas novas, um pouco de celulite será o menor dos seus problemas.  

SEMANA 26 – 6º dia

SUA SAÚDE

Escute seu corpo: muitas vezes os desejos acontecem como uma espécie de sinal do organismo sobre alguma carência alimentar. Se tem desejos de comer carne, por exemplo, pode ser uma indicação de que está necessitando de mais ferro ou proteína em sua alimentação.

Da mesma forma, vontade de comer sorvete ou queijo pode ser sinal de carência de gordura ou cálcio. Claro que isso se aplica a alimentos e não a comer coisas estranhas, como terra, tabaco ou pintura seca, sintomas de um transtorno alimentar que afeta mulheres grávidas, conhecido como Pica (alotriofagia). Nesse caso, converse com seu médico. 

SEMANA 26 – 7º dia

GESTAÇÃO

Para diminuir o risco de parto prematuro (quando o bebê nasce antes da 37º semana), a melhor coisa que você pode fazer é se cuidar. Vá a todas as consultas do pré-natal e tente reduzir seu nível de estresse.

Mantenha-se bem hidratada, procure se alimentar bem e fuja de possíveis infecções. Os médicos costumam recomendar repouso, mas saiba também que o parto prematuro é um mistério até para os médicos, portanto, se ocorrer com você, não será por culpa sua. Felizmente as UTIs neonatais estão cada vez mais avançadas para dar todas as chances aos bebezinhos que nascem antes do tempo.

VOLTAR PARA O INÍCIO

Vigésima sétima semana de gestação

SEMANA 27 – 1º dia

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

Seu bebê está com, aproximadamente, 38 cm e pesa por volta de 900 gramas. Embora esteja crescendo rapidamente, seu cérebro e pulmões são ainda imaturos. Felizmente, ele tem, pelo menos, 13 semanas para ficar pronto para o mundo exterior.

Coisas incríveis estão acontecendo: os tecidos estão em desenvolvimento acelerado e as células-tronco de cada órgão estão a mil por hora. Pense em armazenar as células-tronco do cordão umbilical. Por incrível que pareça, aquela mania das Vovós de guardar o umbigo da criança depois dele cair, agora está se tornando algo de fundamento. O próprio tecido do cordão umbilical é repleto de células-tronco mesenquimais. Inúmeros estudos estão sendo realizados com essas células para gerar novos tratamentos em paralisia (trauma raquimedular), diabetes, doenças cardíacas, de cartilagens, defeitos ósseos, etc. Mas atenção! Hoje em dia tem tecnologia pra isso! O cordão precisa ser coletado lá na sala do parto mesmo, não adianta guardar depois. Contate um banco de células-tronco.  

SEMANA 27 – 2º dia

RH NEGATIVO

Se você tem sangue Rh negativo, seu médico pode indicar nessa época um exame para detectar anticorpos anti-Rh, também chamados de anti-D, e aplicar uma injeção para combater a incompatibilidade com o sangue do bebê e evitar problemas com ele. Talvez o médico indique a repetição da injeção com 36 semanas. 

SEMANA 27 – 3º dia

SEUS SEIOS

As mudanças nos seios continuarão até depois do parto. No terceiro trimestre a auréola vai escurecer, mas neste momento o pigmento escuro está distribuído para fora da auréola. Essa pigmentação é chamada de auréola secundária e pode alcançar até a metade do seio. A razão ainda não é conhecida.

SEMANA 27 – 4º dia

SUA SAÚDE – Alimentação

Mantenha sua gaveta (ou uma geladeira, se tiver disponível no trabalho) sempre recheada de lanchinhos para aliviar aqueles momentos inesperados de fome. Confira algumas ideias:

  • Frutas variadas, para não enjoar, mas siga seus instintos, às vezes seu estômago só quer mesmo um tipo de fruta, e é ela que você deve privilegiar;
  • Bolachas salgadas, torradas, de preferência integrais, e barras de cereal;
  • Castanha de caju, amêndoa, pistache e outros tipos de nozes;
  • Caixinhas individuais de suco ou de leite e garrafinhas de água mineral;
  • Frutas secas ou desidratadas.

SEMANA 27 – 5º dia

SUA SAÚDE – Azia

A progesterona desacelera o esvaziamento da comida no estômago, que está cada vez mais pressionado pelo tamanho do bebê, então os ácidos digestivos acabam sendo empurrados para cima provocando azia.

Para reduzir os efeitos da azia, tente fracionar ao máximo suas refeições, ingerindo menos comidas mais vezes ao dia. Alimentos mais líquidos provocam mais azia e regurgitação.

SEMANA 27 – 6º dia

SUA SAÚDE – Hidratação

Não deixe de beber bastante água para repor todo o líquido que seu corpo perde com a transpiração. Água de coco é uma maneira mais natural e saudável de repor sais minerais, evite bebidas isotônicas. Se o tempo estiver quente, evite atividades físicas em áreas externas e procure não se expor ao sol.  

SEMANA 27 – 7º dia

SUA SAÚDE – Sistema Digestivo

Fibras são fundamentais para o bom funcionamento do sistema digestivo e para prevenir a prisão de ventre, desde que você tome, também, muita água. As fibras ajudam a manter constantes os níveis de açúcar no sangue. São encontradas somente em fontes vegetais, como em sementes (girassol, abóbora, soja), grãos, frutas, verduras e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha). Prefira alimentos e farinhas integrais.

VOLTAR PARA O INÍCIO

Vigésima oitava semana de gestação

SEMANA 28 – 1º dia

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

Começou oficialmente o terceiro trimestre! Seu bebê já mede entre 35 a 37 cm e pesa 1000 a 1100 gramas. O ganho de peso é mais rápido e a maioria das mulheres engorda em média 5 quilos só neste trimestre. Camadas de gordura se formam aos poucos sob a pele do bebê, nos preparativos para a vida fora do útero. Seu filho já tem até cílios! Logo ele estará olhando para você. Olhar nos olhos do seu filho pela primeira vez é uma das melhores experiências da maternidade. 

SEMANA 28 – 2º dia

AMENIZE O NERVOSISMO

É provável que você esteja dividida: por um lado, parece que faz séculos que está grávida; por outro, pode começar a ficar ansiosa e preocupada com a aproximação do parto e da chegada do bebê. Para amenizar o nervosismo, pode ser útil elaborar uma lista de coisas a fazer. Comece a pensar concretamente em como vai ser a vida depois do nascimento do seu filho e elabore a lista por tópicos:

SAÚDE-SEGURANÇA DO BEBÊ – coleta do sangue de cordão umbilical, plano de saúde, previdência privada, pediatra escolhido.

CUIDADOR OU BERÇÁRIO ESCOLHIDO – Isto requer tempo para escolher.

QUARTO DO BEBÊ – berço, cama para babá, poltrona para amamentação, almofada de amamentação, brinquedinhos, roupinhas e roupas de cama.

INFRAESTRUTURA – cadeirinha do carro para saída da maternidade e ir ao pediatra, banheira para o primeiro banho, protetores de tomada, escadas de proteção de escadas, carrinho para passear.

MATERIAL DE CONSUMO – fraldas, lenços umedecidos, medicamentos.

MALA PARA MATERNIDADE

SEMANA 28 – 3º dia

SUA VIDA

A barriga pontuda é sinal de beleza na gravidez. Então aproveite para exibi-la com orgulho, com batas modernas, e capriche no visual. Evidencie o que os hormônios da gestação naturalmente embelezaram em você. Os cabelos? A pele? Valorize-os! Isso a fará dar menos importância aos sintomas desagradáveis comuns na gestação, como a dificuldade de respirar, mais incômoda nesta semana. O mexe-mexe do bebê está empurrando o seu diafragma, tornando a respiração mais difícil.

Aproveite para fazer as fotos do seu álbum da gravidez. A barriga não no tamanho ideal!

SEMANA 28 – 4º dia

PREPARATIVOS E ENXOVAL

O tempo passa rápido e é melhor começar a aprontar tudo. Se você pretende fazer chá de bebê, agora é a hora de fazer o planejamento. Para o quarto do bebê, é bom providenciar logo pelo menos os móveis, que podem demorar para chegar.

SEMANA 28 – 5º dia

JÁ FALOU COM SEU BEBÊ HOJE?

Muitas grávidas não conseguem ou não se sentem à vontade de falarem sozinhas, se você for uma dessas, experimente ler livros, revistas ou até diários da gestação em voz alta para o bebê. 

SEMANA 28 – 6º dia

TIRE FOTOS DA SUA BARRIGA

Seus filhos certamente vão adorar ver como você ficou quando esperava por ele e você, um dia você vai gostar da lembrança desta fase tão especial na sua vida. Além disso, quando seu filho crescer ele vai adorar saber que os pais esperavam por ele com muita ansiedade e amor. Sentir-se desejado e amado pelos pais faz muito bem para qualquer criança.  Acredite! Eles adoram ver essas fotos depois.

SEMANA 28 – 7º dia

CINCO SINAIS DE QUE VOCÊ PRECISA TROCAR DE SUTIÃ

Fecho vira: Se o fecho do sutiã fica virando toda hora, o tamanho do seu sutiã não deve estar certo. Se a parte que passa abaixo do peito estiver deixando marcas, e não der mais para afrouxar o sutiã, experimente um extensor para o fecho. É um recurso barato que vai aliviá-la do aperto.

Alças soltas: Tente ajustar as alças de modo que não fiquem nem apertadas nem sobrando.

Seios escapam: Primeiro passo é tentar ajustar as alças. Se ainda assim os seios estiverem escapando por cima ou pelas laterais da parte do bojo, então você precisa de um sutiã de tamanho maior.

Sem suporte: Se seus seios parecem caídos ou sem nenhum suporte, experimente apertar o fecho traseiro e ajustar as alças. No caso de nada acontecer, procure comprar um tamanho menor ou mudar de modelo, para um sutiã com mais sustentação.

Alças machucam: Marcas nos ombros é um sinal definitivo de que as alças não estão bem ajustadas, então tente soltá-las um pouco. Se não tiver mais como alargar as alças (e a parte da taça estiver boa), é provável que você precise procurar um novo modelo de sutiã.

Saiba agora as mudanças na vida da futura mamãe na reta final da gravidez, o período entre a 29ª e 40ª semanas!