O que muda no desenvolvimento da criança aos 4 anos?
4 anos

O que muda no desenvolvimento da criança aos 4 anos?

Quando somos crianças, toda idade é uma idade mágica. As mudanças ocorrem o tempo todo e cada ano chega com mais e mais novidades para os pais. E esse desenvolvimento deve ser observado e estimulado para que a criança atinja seu potencial.

Por isso, vamos falar do desenvolvimento da criança aos 4 anos e do que você pode fazer para que seu filho aproveite muito essa idade. O objetivo é compartilhar quais habilidades as crianças já desenvolveram e como podem exercitá-las nesta idade.

O que crianças de 4 anos já sabem fazer?

Ainda que as crianças apresentem diferenças,  há características comuns nos pequenos aos 4 anos.

Quanto ao desenvolvimento motor, a maioria das crianças dessa idade já sabe se vestir sem precisar de muita ajuda; comer sozinha; pentear os cabelos; saltar pequenos obstáculos com facilidade; jogar, pegar e driblar uma bola; usar uma tesoura infantil e segurar bem os lápis.

O desenvolvimento cognitivo também apresenta mudanças significativas, como a capacidade de inventar palavras, músicas e rimas; conhecer muitas letras do alfabeto; falar fluentemente, com frases completas; em muitos casos, escrever o próprio nome; distinguir o hoje, o ontem e o amanhã; compreender rotinas; organizar objetos em ordem de tamanho etc.

Nessa idade, os pequenos passam a gostar de conversar e fazer perguntas – muitas perguntas!

Essa fase também é importante para o desenvolvimento emocional. Aos 4 anos, as crianças ainda têm dificuldade de separar a realidade da fantasia, porque sua imaginação ainda é muito aguçada. Muitas vezes, elas mentem para se proteger, mas não sabem que estão mentindo. Também é comum que comecem a sentir ciúmes, a ter mais confiança, e a perceberem situações de perigo – é quando começam a ter medo de escuro, de monstros etc.

Elas ainda fazem birra e sentem raiva e frustração quando algo não acontece como elas querem. Mas expressam esse descontentamento verbalmente, e não fisicamente – na maioria das vezes. Isso não quer dizer que elas não possam ser agressivas, às vezes. Além disso, já sabem fazer ameaças.

Quanto ao desenvolvimento social, essa é a idade em que crianças passam a ser mais independentes. Elas ainda gostam da aprovação dos adultos, mas preferem a companhia de outras crianças. Já sabem brincar em grupo, dividir brinquedos, alterar regras das brincadeiras e fazer queixas sobre outras crianças. Nessa idade, muitos querem ser “o líder” do grupo.

Aos 4 anos também é comum que as crianças contem muitas histórias – que muitas vezes não fazem sentido para os adultos – e que tenham um ou mais amigos imaginários. As brincadeiras também passam a envolver mais faz-de-conta: brincam de rei e rainha, médico, professor e tudo o que a imaginação mandar.

Como auxiliar no desenvolvimento de uma criança de 4 anos?

Essas são algumas dicas para auxiliar no desenvolvimento do seu filho de 4 anos, estimulando-o da melhor maneira:

  • Comece a ensiná-lo atividades simples que são comuns para a idade dele – desde escovar os dentes sozinho até andar de bicicleta com rodinhas;
  • Como ele usará cadernos, preste atenção se ele coloca as folhas muito perto do rosto, ou se chega perto demais da TV. Talvez seja hora de consultar um oftalmologista;
  • Quando não souber responder alguma pergunta dele, diga que não sabe. Assim, vocês podem procurar pela resposta juntos;
  • Com essa idade, você pode começar a vigiá-lo menos e dar mais instruções de segurança – como não aceitar nada de estranhos, não mexer em tomadas, não ficar em lugares muito altos sem proteção etc.

Aos 4 anos, as crianças já estão se desenvolvendo e ganhando noções importantes para o resto da vida. É essencial que os pais tenham paciência, compreensão e façam o melhor para estimular o desenvolvimento.

Você gosta de aprender sobre métodos que estimulam o desenvolvimento infantil? Venha conhecer a abordagem pikler!