primeiros dias do bebê

Primeiros dias do bebê: o que fazer?

Os dias que precedem o parto são de muita ansiedade para os futuros papais. Quando o bebê pode chegar a qualquer momento, a ansiedade toma conta. Mas qual a expectativa dos pais em relação aos primeiros dias do bebê após o nascimento?

Saiba como sua família pode se preparar, e o que se espera que aconteça na chegada do seu mais novo membro.

Primeiros dias do bebê: como se preparar?

Qual a melhor forma de diminuir esse nervosismo e garantir que os primeiros dias do bebê sejam tranquilos? Fazendo os preparativos!

A primeira dica é descansar o máximo que puder. Isso vale especialmente para a mãe, já que ela também vai precisar de muitas forças na hora do parto (caso seja normal). E, depois de dar a luz, o corpo vai precisar de energia para se recuperar.

Além da mãe, o pai também precisa estar descansado para receber o bebê em casa e fazer todas as descobertas dos primeiros dias – a que horas ele dorme, a frequência com que ele mama, o quanto chora etc.

A segunda dica vai para os pais que já têm filhos e estão esperando mais um: prepare as crianças para o que vai acontecer. Explique que a rotina vai mudar na casa durante os primeiros dias do bebê e que ele vai precisar de mais atenção e cuidados.

Peça a colaboração dos pequenos e explique o quanto eles são importantes para toda a família, inclusive para o novo irmãozinho ou irmãzinha. Isso vai diminuir os anseios deles e deixá-los mais tranquilos após a chegada do bebê.

O que esperar dos primeiros dias do bebê?

Nos primeiros dias do bebê em casa, os pais vão se sentir um pouco inseguros. Não se preocupe: essa sensação de não saber o que fazer é compartilhada por todos os pais!

A primeira coisa que você deve esperar é o choro, já que bebês choram em média durante duas horas por dia nos primeiros três meses. Em alguns dias, você já vai começar a entender o que o choro está pedindo – comida, alívio para a cólica, sono ou só atenção.

Na hora do banho, o ideal é limpar o bebê apenas com uma esponja e água morna até que o cordão umbilical cicatrize e caia. Depois disso, utilize produtos específicos para essa idade, que não tenham muitos corantes ou cheiros fortes. O bebê também vai precisar de muitas trocas de fralda por dia.

Veja algumas dicas que podem ajudá-los nesses primeiros dias:

Crie uma rotina

A chegada do novo filho já cria muita confusão na rotina diária, e tudo fica ainda mais difícil se não houver organização. Já que é impossível decidir horários certos para ele se alimentar, defina o que pode ser escolhido: o horário do banho, do cochilo da tarde e a hora de dormir, por exemplo.

Siga essa rotina mesmo nos finais de semana, para que o bebê se acostume também.

Durma quando o bebê dormir

Muitas vezes, as mães querem usar o espaço de tempo em que o bebê dorme para fazer outras tarefas, limpar, cozinhar etc. Mas essa não deve ser a prioridade no momento: delegue as tarefas de casa para o pai ou peça ajuda para outra pessoa. Quando o bebê estiver dormindo, durma também.

Você precisa estar bem descansada para ter a energia necessária para cuidar dele e se recuperar do parto.

Passe muito tempo com o bebê

Essa dica vale tanto para as mães quanto para os pais: o que seu bebê mais precisa agora é carinho e companhia. Isso vai criar laços entre os pais e a criança, fazendo com que ela se sinta segura, confortável e amada.

Os primeiros dias do bebê podem ser agitados e cansativos, mas vão trazer lembranças inesquecíveis! Prepare-se e aproveite muito quando seu filho chegar em casa.

Mas o bebê não é o único que precisa de cuidados nesse momento. O corpo da mulher passou por muitas mudanças e, agora, precisa se recuperar. Saiba mais sobre o pós-parto e a quarentena!