bebê se encaixa no lugar certo

Como saber se o bebê encaixou? E com quantas semanas o bebê encaixa?

A expectativa pelo nascimento deixa a futura mamãe cada vez mais ansiosa. Conforme se aproxima o dia do parto, mais a gestante tem perguntas. Quando e como o bebê se encaixa no lugar certo para nascer são dúvidas frequentes.

Com quantas semanas o bebê encaixa?

O encaixe do bebê – seja da cabeça ou das nádegas – na pelve materna geralmente ocorre na 36ª semana gestacional, mas existe a chance do encaixe acontecer mais tarde na gestação ou no decorrer do trabalho de parto. Usualmente, os bebês nascem de cabeça, na chamada “apresentação cefálica”. Desta forma, o encaixe é clinicamente importante, pois demonstra que a pelve óssea da gestante possivelmente é grande o suficiente para a passagem da cabeça do bebê.

Como saber se o bebê encaixou?

Um dos sinais que o bebê encaixou é a evidente melhora na respiração e na azia, aquela incômoda companheira da futura mamãe. Devido ao novo posicionamento do bebê, pode ficar mais difícil caminhar. Além disso, a bexiga da gestante fica comprimida no fim da gestação, fazendo com que a capacidade de armazenamento da urina diminua. Como consequência, há um aumento na frequência de idas ao banheiro para urinar.

app gravidez

 

 

A importância de relaxar a musculatura

A prática de atividades físicas e a força da musculatura da futura mamãe podem influenciar na posição e no encaixe do bebê. O parto normal, inclusive, demanda exercícios prévios e específicos para o fortalecimento da musculatura, principalmente na região do períneo, que pode se romper durante o parto.

Claro, as atividades devem ser específicas para gestantes e elaboradas por profissionais qualificados, como fisioterapeutas ou instrutores especializados. As atividades podem incluir exercícios respiratórios, relaxamento muscular e massagem lombossacral, entre outras.

Para as mamães de segunda viagem, tudo fica mais fácil, pois os músculos da barriga já estarão mais flácidos, e o bebê poderá se mexer com mais facilidade.

Este pode ser o momento perfeito para você se informar sobre a oportunidade de coletar o sangue de cordão.

Clique na imagem abaixo:

vantagens de armazenar sangue do cordão umbilical