Hemocord recebe visita de especialista mundial em transplante de sangue de cordão  | Hemocord Magazine
Dra. Joanne Kurtzberg, renomada especialista em transplante de sangue de cordão,

Hemocord recebe visita de especialista mundial em transplante de sangue de cordão 

No dia 3 de agosto, a Dra. Joanne Kurtzberg, renomada especialista em transplante de sangue de cordão, esteve em Porto Alegre-RS para ministrar a palestra “Trinta anos de coleta e uso de sangue de cordão umbilical – O que evoluiu?” no XXI Congresso Gaúcho de Ginecologia e Obstetrícia, que aconteceu no Plaza São Rafael.

A médica e pesquisadora americana, especialista em onco-hematologia pediátrica, transplante pediátrico de sangue e de medula óssea, armazenamento e transplante de sangue de cordão umbilical e em novas aplicações das células do cordão umbilical nos campos emergentes de terapias celulares e da medicina regenerativa, veio a Porto Alegre pela primeira vez.

Durante a palestra, a médica falou sobre os avanços relacionados ao transplante de sangue de cordão umbilical nas últimas três décadas, apresentando, ao longo da explanação, diversos casos de sucesso em pacientes pediátricos com doenças hematológicas e doenças metabólicas.

A especialista abordou também os estudos que vem realizando nos Estados Unidos, sobre o uso do sangue de cordão em crianças com paralisia cerebral e autismo. A partir de vídeos e resultados das pesquisas, ela mostrou melhorias na qualidade de vida e em diferentes aspectos neurológicos e comportamentais nos pacientes tratados.

Ela estima que em aproximadamente um ano possa apresentar resultados de pesquisas mais aprofundadas, que comprovarão ou não o benefício da terapia com sangue de cordão para o autismo. De forma otimista, a Dra Kurtzberg acredita que dentro de dois a cinco anos o sangue de cordão poderá ter um papel importante em diversas terapias regenerativas, incluindo paralisia cerebral.

Após o evento, a especialista fez uma visita muito especial ao Hemocord. Foi um momento importante de troca de conhecimentos e de novas ideias, onde a Diretora Geral, Dra Karolyn Ogliari discutiu sobre os protocolos do nosso laboratório e protocolos científicos com a Dra Kurtzberg. A equipe se sentiu extremamente honrada e privilegiada em receber a especialista, que na ocasião conheceu o laboratório e o trabalho desenvolvido pela nossa instituição.