Hábitos saudáveis desde pequenos | Hemocord Magazine

Hábitos saudáveis desde pequenos

Um dos assuntos mais importantes na criação de uma criança é a alimentação. Hoje em dia, a alimentação estilo fastfood é cada vez mais popular, por isso a crescente discussão à respeito da criação de hábitos saudáveis.

Os hábitos saudáveis devem começar em casa e, de preferência, na infância.
Separamos algumas dicas simples e efetivas para que as mamães possam introduzir no dia a dia de seus filhos.

1 – Converse sobre o assunto.
Não imponha alimentos saudáveis. Explique porque é necessário que eles sejam incluidos na alimentação. As crianças precisam entender porque devem comer brócolis ao invés de salgadinhos.

2 – Faça refeições equilibradas.
Evite deixar que seu filho sinta fome. Escolha alimentos ricos em energia e vitaminas – como frutas e cereais – e ofereça a ele em curtos intervalos. Assim, você evita que ingira grandes quantidades de alimentos de uma só vez, além de mantê-lo saciado e com energia durante o dia todo.

3 – Apresente os alimentos em muitas formas e opções.
Explore as possibilidades, elas são muitas. Informe-se sobre cardápios e locais com comida balanceada e aproveite.
Não ofereça sempre o mesmo. Por exemplo, uma criança pode não gostar de cenoura ralada, mas adorar suflê de cenouras.

4 – Envolva as crianças no processo.
Leve seu filho ao supermercado, ensine a escolher frutas e sempre pergunte o que ele quer experimentar.
Uma vez em casa, deixe-o ajudar a preparar o almoço através de atividades próprias para sua idade (como lavar legumes ou misturar um molho para a salada). Participar do processo faz com que seu filho se sinta parte importante da construção da refeição, despertando o interesse e a curiosidade sobre o assunto.

E por último, a dica mais importante: sempre cuide da higiene no preparo e manuseio dos alimentos. Garanta o armazenamento correto e conservação adequada dos mesmos.