Saiba a importância que tem ensinar empatia para crianças
empatia-para-crianças

Por que ensinar empatia para crianças

Empatia é o nome que se dá à capacidade de se colocar no lugar do outro – entender seus medos, compreender seus receios e, também, compartilhar suas felicidades. A empatia para crianças é necessária para que a vida em sociedade tenha mais harmonia, pois convivemos com pessoas diferentes todo o tempo, nas mais variadas situações.

A empatia é uma habilidade importante que pode ser ensinada desde cedo. Saiba mais sobre esse tema!

Empatia para crianças

A empatia pode ser observada desde o nascimento, quando um bebê começa a chorar após ouvir outro chorando. É uma capacidade de perceber o próximo e saber que ele está passando por uma situação difícil.

Mas ela não deve ser considerada algo inato: como toda habilidade social, a empatia deve ser desenvolvida.

Em nossos primeiros anos de vida, começamos a assimilar o que é importante e o que pode ser deixado de lado. Em outras palavras, o que não é importante vai se perdendo em nossa mente, e o que não for estimulado nessa época fica muito mais difícil de desenvolver na idade adulta.

Mas será que é possível ensinar empatia? De acordo com um estudo, a resposta é positiva.

Em uma pesquisa feita na Universidade de Princeton, estudantes de teologia foram divididos em grupos, dentre eles um que estudou a história do Bom Samaritano para dar um sermão. Nessa história, um homem ajuda um desconhecido na beira da estrada, sem esperar nada em troca, só movido pela empatia.

No caminho para dar o sermão, todos os estudantes se depararam com um homem curvado e gemendo no meio do caminho. Aqueles que estudaram a história do Bom Samaritano foram os que mais pararam para ajudá-lo.

Ou seja, isso pode ser ensinado. Mas como ensinar empatia para crianças?

Ensinando a empatia 

Ensinar habilidades sociais na infância nunca é fácil, já que, quando somos adultos, elas parecem tão naturais que não precisam de explicações. No entanto, pequenas atitudes podem ajudar a ensinar a empatia para crianças e, consequentemente, criar um mundo melhor.

Veja algumas maneiras de estimular a empatia:

  • Na hora de educar, criar regras e corrigir comportamentos, leve os sentimentos do seu filho em consideração;
  • Permita que ele tenha um ciclo social variado, trazendo pessoas com vários tipos de experiência para a vida dele. Quanto mais pessoas diferentes ele conhecer, maior será sua capacidade de respeitar e empatizar com os outros;
  • Quando ele brigar com um colega, irmão ou primo, além de explicar que não se deve bater ou empurrar alguém, pergunte como ele acha que a outra pessoa está se sentindo, ou como ele se sentiria na mesma situação;
  • Apresente a empatia em forma de contos de fada ou outras histórias, próximo à linguagem da criança;
  • Mostre que existem pequenas maneiras de se importar com os outros no dia a dia, como oferecer o assento no transporte público, dar passagem para quem está com pressa, ajudar um colega na escola ou os pais em casa, etc.

Ensinar as crianças a terem mais empatia reforça as habilidades sociais, e faz com que elas fiquem mais abertas à comunicação e compreensão dos outros.

Ter empatia também ajuda as crianças a entenderem temas delicados. Leia mais sobre esse assunto aqui!