doença celíaca

Doença celíaca em crianças

A doença celíaca ainda é bastante desconhecida pela grande maioria da população e, infelizmente, por parte da classe médica também. Enfermidade que, por ano, tira a vida de, aproximadamente, 42 mil crianças no mundo.

Nós, do Hemocord, queremos esclarecer e dar algumas orientações sobre essa doença, que se caracteriza pela intolerância ao glúten, uma proteína presente no trigo, na cevada e no centeio.

As crianças predispostas à doença celíaca têm grande dificuldade de digerir o glúten. A maior parte dos elementos nocivos encontra-se na Gliadina que, quando entra em contato com a mucosa intestinal, dispara uma reação imunológica responsável por prisão de ventre, diarreia crônica, vômito, anemia e atraso no crescimento, entre os sintomas mais comuns.

Surge, mais frequentemente, em crianças entre 1 e 3 anos de idade, podendo, no entanto, vingar em qualquer idade, até mesmo na fase adulta. É o caso do apresentador Tiago Leifert, que descobriu a doença já adulto (conheça a história dele aqui).

Tratamentos e prevenção contra a doença celíaca

Estudos recentes revelam que a amamentação prolongada pode proteger crianças predispostas à doença, e que quanto mais tardia for a inclusão do glúten na alimentação, melhor.

Como a única forma de tratamento é a alimentação restritiva, ou seja, a exclusão completa e permanente do glúten, esse é um ótimo momento para os pais oferecerem mais frutas, legumes e verduras às crianças celíacas. O grande desafio diário é explicar para o seu filho que ele não pode comer bolo, pão ou pizza.

Atualmente, é bem comum diversas lojas de produtos naturais terem seções dedicadas aos alimentos sem glúten:

  • Biscoitos;
  • Macarrão;
  • Pães;
  • Doces.

Também é possível substituir a farinha de trigo, sem alterar o sabor da comida, pela farinha de arroz ou farinha com mix de cereais, ambas sem glúten.

E não se esqueça, antes de comprar alimentos é importante ler os rótulos. A grande maioria deles já fornece informações sobre a presença ou ausência de glúten no alimento industrializado.