desenvolvimento de habilidades

Reforce o desenvolvimento de habilidades de seus filhos com estas práticas

Um dos melhores aspectos de ser pai ou mãe é poder ver o desenvolvimento de habilidades dos filhos surgindo e florescendo. Porém, muitas vezes os pais não sabem como ajudá-los com essas habilidades e acabam não dando o incentivo necessário.

Quantos casos você conhece de pais que colocaram filhos em aulas que os pequenos nem mesmo gostavam? E quantas vezes você já não viu uma criança com dificuldades em uma tarefa sendo interrompida pelos pais, que assumem a tarefa por ela?

Para evitar esse tipo de situação e ajudar seu filho a crescer e se desenvolver, confira como incentivar as habilidades dele!

Reforce o desenvolvimento de habilidades de seus filhos

desenvolvimento de habilidades

As crianças começam a demonstrar suas habilidades desde muito cedo. Algumas podem ser desenvolvidas com o tempo, mas outras continuarão no nível básico. Isso porque, como todo ser humano, seu filho não pode ser bom em tudo.

A autora norte-americana Mary Reckmeyer, psicóloga educacional, lançou nos Estados Unidos o livro Strengths Based Parenting: Developing Your Children’s Innate Talents (Paternidade Baseada nos Pontos Fortes: Desenvolvendo os Talentos Naturais dos Seus Filhos, em tradução livre) que fala sobre isso.

De acordo com ela, os pais devem compreender, aceitar, apreciar e apoiar os talentos naturais dos filhos, sem colocar pressão, mas sempre defendendo o desenvolvimento dessas habilidades.

É claro que dividir histórias e experiências sobre suas próprias habilidades pode ajudar seu filho a encontrar seu próprio talento, mas faça isso como uma forma de mostrar que todo mundo pode ser bom em algo, mesmo que não seja bom em tudo.

É importante deixar que a criança experimente, seja curiosa e vá atrás para descobrir como as coisas são. Isso não só aumenta o conhecimento, mas melhora a autoestima dela. Ela se sentirá mais confiante se tiver habilidades especiais sobre as quais possa falar e que possa demonstrar com segurança.

Se você nunca parou para pensar sobre isso, a dica da autora do livro é pensar nisso como um processo longo, e não algo que será resolvido de um dia para o outro. O objetivo principal é que seu filho viva a vida ao máximo.

Recursos para estimular o desenvolvimento de habilidades dos pequenos

desenvolvimento de habilidades

Existem muitas maneiras para desenvolver as habilidades de seus filhos e fazer com que ele se sobressaia e se divirta cada dia mais com o que sabe fazer. Você pode começar aprendendo um pouco mais sobre a Paternidade Baseada nos Pontos Fortes e descobrindo o que as pesquisas mostram.

Além disso, algumas atividades podem desenvolver as habilidades motoras, linguísticas, lógicas e sociais das crianças desde os primeiros meses de vida. Alguns exemplos são:

  • Conversar com o bebê enquanto faz atividades do dia a dia (por exemplo, explicar o que está fazendo enquanto dá banho nele);
  • Cantar para o bebê e cantar junto com as crianças maiores;
  • Dançar com o bebê no colo ou dançar junto com as crianças. Fazer um concurso de dança pode ser uma ótima atividade de fim de semana;
  • Oferecer brinquedos de vários materiais e várias cores;
  • Estimular o interesse pela leitura, lendo para as crianças antes de dormir e oferecendo tipos diferentes de livros;
  • Deixar que a criança participe ativamente das atividades domésticas, como fazer faxina ou cozinhar – tudo dentro das capacidades dela, sem exagerar.

Muitos estudos e abordagens incentivam o desenvolvimento infantil por meios diferentes, e você pode procurar aquele que melhor se encaixa em sua rotina. Se quiser saber mais, que tal começar pela abordagem Pikler?