Descubra o porquê das dores comuns durante a gestação

Dores na gestação são um incômodo comum para as futuras mamães. São diversos fatores que contribuem para o aparecimento delas: o preparo físico da mulher, o tamanho do bebê e o quanto ela engorda ao longo da gestação são alguns deles.


As dores mais comuns são:

• Dor nos seios
Essa sensação é comum, principalmente nas primeiras semanas de gestação. Nessa fase as mamas aumentam de volume, isso porque estão se preparando para a amamentação.

• Dor na lombar
Neste caso, este incômodo pode ser consequência do peso da barriga. Para sustentar o corpo, é natural que a mulher mude o eixo do seu corpo: projete o tórax para a frente e afaste as pernas. Essa postura força bastante os músculos da região lombar.

• Dor nas articulações
Estas dores estão associadas ao acúmulo de líquido nas articulações, comum nessa fase, o que causa a compressão de alguns nervos.

• Dores nas pernas
A gravidez sobrecarrega o corpo da mulher e, principalmente, seu sistema cardiovascular. É então que surgem os inchaços e as dores nas pernas devido à circulação lenta. No calor, o inchaço fica mais evidente e o repouso traz grandes benefícios.

Algumas dicas para ajudar a aliviar os sintomas da gestação são: realize exercícios apropriados como hidroginástica e caminhadas leves, alimente-se de maneira saudável e tome bastante água para manter o corpo nutrido e hidratado.

3 comentários em “Descubra o porquê das dores comuns durante a gestação

  1. Estou gravida de 5 semanas e 5 dias e sinto muitas dores, são fortes e passam as vezes até sem remédio, duram 20 a 30 minutos, não tenho sangramento, mas isso me incomodade demais já tem 11 dias que sinto essas dores, tomo buscopan mas nem sempre passa. Tenho história de endometriose, e primeira gestação e não tenho outros problemas, o que deve ser isso?

    1. Olá, Isabelle! O ideal é você consultar seu médico. Qualquer diagnóstico sem a realização prévia de exames pode trazer respostas equivocadas.

Comentários fechados.