Cuidado com as Crianças durante o verão - protetor solar, hidratação e mais.

Cuidados com as crianças no verão

Sol, praia, calor… São inúmeros os prazeres da estação mais quente do ano. Os pequenos adoram passar o dia em contato com o mar e com a areia. No entanto, durante uma viagem em família, uma infecção intestinal, por exemplo, pode estragar as férias de todos. Por isso, é importante tomar alguns cuidados!

Pele sempre protegida do sol

Proteger-se dos raios solares é indispensável em todas as idades. A pele das crianças é mais sensível que a do adulto, portanto, é importante que estejam protegidos com filtro solar fator FPS 30 ou mais alto, que deve ser reaplicado a cada duas horas. Além disso, é importante que os pequenos briquem embaixo do guarda-sol, mesmo com filtro solar e, de preferência, sempre usando bonés e roupas que protejam contra os raios solares. “O ideal é que crianças menores de um ano de idade não sejam expostas ao sol na beira da praia”, recomenda a pediatra Maria Fernanda Resende. Para crianças mais velhas, o horário recomendável de sol é antes das 10h e após às 16h.

Hidratação constante

Mesmo que os pequenos não reclamem de sede, observar a hidratação é fundamental. O melhor líquido a ser oferecido é água. “Atualmente, a recomendação é por água e frutas, não sucos, como ocorria no passado”, alerta Maria Fernanda. Com o calor, sucos facilmente se contaminam. Frutas da época podem ser ótimas opções para recuperar o suor perdido com o calor. Uma boa dica é incentivar que a criança tenha sempre em mãos uma garrafinha com água para que ela não esqueça de beber. E, claro, lembre-a constantemente disso!

Alimentação mais leve

No verão, é mais fácil esquecer da rotina alimentar que normalmente é seguida nos demais meses do ano. Mudanças durante um período limitado nas férias não atrapalham a alimentação das crianças, mas é importante preservar alguns hábitos para que eles não se acostumem com as exceções. O ideal é priorizar uma dieta mais leve, com menos gordura. Com o calor intenso, os alimentos estragam mais rápido – portanto, é preciso estar atento à validade e à higienização dos produtos. Se possível, evite comprar comidas para o seu filho na praia ou fora de casa.

Cuidados com a água

Fique sempre atento às movimentações das crianças na beira do mar ou nas piscinas, mesmo que os pequenos saibam nadar. Afogamentos são frequentes nessa época do ano e qualquer descuido pode ser grave. A areia, o sal da água do mar ou o cloro da piscina podem irritar os ouvidos e os olhos da criança. Se preferir, tampe o ouvido do seu filho – pode ser com um chumaço de algodão ou com tampões. Para proteger a visão, recomende que a criança não abra os olhos dentro d’água.

As férias são um período merecido de descanso e de diversão. Seguir alguns cuidados pode ser essencial para garantir que não haja preocupações. Em caso de acidentes ou de dúvidas, procure orientação médica.