criatividade-infantil

6 dicas para estimular a criatividade infantil

Seu filho gosta de inventar mundos de faz-de-conta? Gosta de fingir que é um cavaleiro? De brincar de polícia e ladrão? De se vestir de super-herói ou princesa? Tudo isso são maneiras de expressar a criatividade infantil.

A criatividade é um talento importante, e deve ser estimulada para garantir mais habilidades e felicidade – tanto para a criança quanto para o futuro adulto.

Venha saber mais!

Vamos estimular a criatividade infantil?

A criatividade infantil pode ser desenvolvida e estimulada por meio de pequenas atitudes diárias. Não é preciso fazer nada extravagante para fazer com que essa habilidade aflore em seus filhos. Na verdade, não fazer nada também pode deixá-los mais criativos!

Veja abaixo algumas atitudes que podem ajudar nesta missão:

1. Limite o uso de eletrônicos

Ainda que o uso de tablets, computadores e celulares seja um ótimo entretenimento para as crianças, e que a presença online tenha suas vantagens, eles não substituem brincadeiras e interações sociais. Seu uso não envolve quase nenhuma criatividade, já que o conteúdo está todo pronto para ser consumido.

2. Deixe a criança sem nada para fazer

Ainda que pareça estranho ter um tempo livre e sem atividades programadas, isso é ótimo para a saúde da criança. Quando ela fica sem fazer nada, sua imaginação tem mais espaço para funcionar – e ela cria histórias, ideias e brincadeiras totalmente novas.

3. Deixe ela se sujar

Usar tintas, argila, canetas, papéis e massa de modelar para criar coisas novas e exercitar a criatividade dá muita sujeira. Não fique apavorado: crie um cantinho que ela possa sujar, com um tapete plástico no chão ou jornais velhos, e planeje o banho para mais tarde. Isso estimula a criatividade e entretém a criança por horas.

4. Alimente a criatividade dela

A arte, em todas as suas formas, incentiva a criatividade infantil. Leia histórias, leve-a em um museu, mostre diversos tipos de música, leve-a ao cinema e ao teatro. Quanto mais somos alimentados por obras criativas, mais ficamos criativos.

5. Deixe que ela chegue às próprias respostas

Em vez de dizer que ela deve pintar o sol de amarelo e o céu de azul, deixe ela usar as cores que preferir. Em vez de responder imediatamente às perguntas dela, pergunte qual ela acha que é a resposta certa. Prefira dar conselhos em vez de estabelecer normas o tempo todo.

6. Incentive os hobbies e habilidades dela

Quanto mais próxima de coisas que ela gosta, mais a criança vai querer aprender, experimentar e descobrir coisas novas. Se ela gosta de atuar, faça um teatro em casa, ou a inscreva em um curso de teatro infantil.

Se ela gosta de cantar, peça que ela se apresente para a família. Se ela gosta de dinossauros, faça uma festa temática com os animais. Nenhum hobbie é bobo!

Desenvolver a criatividade infantil não traz somente mais animação e motivação para a vida da criança, mas também é crucial para a futura vida adulta dela.

A importância das brincadeiras na educação infantil

Ser criativo pode fazer toda a diferença na vida de um adulto – inclusive no mercado de trabalho.

O médico, professor e pesquisador Jô Furlan afirma que “Hoje, a criatividade é vista como um grande diferencial nos profissionais modernos. Essa competência, que tem sido a base de grandes ideias e criação de ótimos negócios, é também uma ferramenta importante na solução de problemas na busca de inovação”.

Ao deixar que a criança exercite sua criatividade, você permite que ela seja mais curiosa, aprenda a se comportar socialmente e resolva problemas com mais facilidade.

Com comentários negativos, críticas duras e censuras, a criatividade infantil vai sendo minada com o tempo. Brincar, imaginar e inventar, três ações relacionadas à infância, são essenciais para manter acesa por mais tempo a chama criativa, permitindo que as crianças se sintam mais livres.

Deixar seu filho brincar, inventar e imaginar diversos mundos vai estimular mais a criatividade dele e fazer com que ele seja um adulto mais preparado para o mundo – e mais feliz!

Quer mais dicas para estimular a criatividade infantil? Estimule o hábito da leitura!