Crianças na pré-escola: saiba como preparará-las para esse desafio
criancas-na-pre-escola

Preparação das crianças para a fase pré-escolar

A adaptação de crianças na pré-escola é sempre um desafio para os pais e para os pequenos. O ambiente novo, as pessoas desconhecidas e a nova rotina podem virar motivo para ansiedade e estresse.

Por isso, é muito importante preparar seu filho. Neste texto, vamos falar sobre como fazer a adaptação da melhor maneira possível e deixar que ele dê o primeiro passo rumo à educação formal.

Como preparar as crianças para a pré-escola

Para que os primeiros dias das crianças na pré-escola não sejam difíceis, o mais importante é que os pais comecem, o mais cedo possível, a prepará-las para esse momento.

Algumas maneiras de fazer essa preparação são:

Falar sobre o assunto

Crianças na pré-escola passam por situações completamente diferentes do que estão acostumadas: têm que conviver com outras crianças, prestar atenção nas aulas, seguir novas regras e obedecer a um adulto desconhecido – o professor.

Conversar com o seu filho e explicar como a educação dele será daqui para frente é muito importante para diminuir as surpresas no primeiro dia de aula na pré-escola, e para deixá-lo mais confortável, sabendo o que esperar.

Compartilhar histórias

Saber que todo mundo passa por situações inusitadas na escola vai deixar seu filho mais seguro quando ele mesmo passar por essas situações. Se você não tem muitas lembranças sobre a sua fase pré-escolar, peça que um irmão, primo ou amigo do seu filho compartilhe suas histórias com ele.

Conhecer a escola e os professores

Quando os pais e a criança conhecem a escola e os professores previamente, nem tudo vai ser uma grande novidade no primeiro dia – que é o que mais assusta as crianças. Desta forma, a criança vai compreendendo que a escola pode ser um ambiente familiar, e que o professor pode ser alguém em quem confiar no meio de tantas novidades.

Iniciar o aprendizado em casa

Uma das maiores dificuldades de crianças na pré-escola é que elas não estão habituadas à nova rotina. Por isso, tente começar a ensinar algumas coisas antes da criança iniciar a fase pré-escolar, como cores, números e outros temas mais simples.

Comprar os materiais

Nada deixa uma criança mais animada para o primeiro dia de aula do que materiais escolares novos! Mesmo que ela ainda seja muito nova, com certeza vai ficar empolgada com os lápis, canetas, giz de cera e cadernos novos.

Os desafios para adaptar a criança na rotina escolar

O grande desafio das crianças na pré-escola é se adaptarem a uma rotina escolar completamente nova. Ter um novo horário para acordar, fazer o dever de casa e ter que se habituar com o dia a dia na escola são tarefas mais difíceis do que parecem.

Por isso, é recomendado que os pais participem dos primeiros dias de aula na pré-escola, acompanhando os pequenos. Isso ajuda não somente as crianças a se adaptarem ao novo ambiente, mas também ajuda os professores a entenderem os hábitos da família.

E, por mais difícil que seja, também é recomendado aos pais se despedirem dos filhos antes de irem embora. Seu filho está crescendo e precisa se acostumar com situações em que vai estar distante da família. Aproveitar um momento de distração para ir embora sem ser notado só vai fazer com que ele se sinta abandonado quando perceber que você não está mais lá.

A pré-escola é um local que estimula o desenvolvimento social, afetivo, motor e cognitivo do seu filho. Mesmo sendo um período curto, a fase pré-escolar é de extrema importância para a criança: é repleta de aprendizado e de descobertas movidas pela curiosidade infantil, e incentiva a interação social e formação de amizades.

Por isso, faça o possível para que ele esteja mais preparado para o primeiro dia, e sempre o incentive a ler e estudar.

Quer saber como fazer isso? Continue sua leitura neste texto!